18/01/2013

Database 8 - Aba "Condições"

   Olá novamente, fãs de RPGs e coisas legais. Estou aqui com a oitava parte da explicação das funções do Banco de Dados do RPG Maker 2003. Bom, vamos conhecer mais sobre a aba "Condições" (Aliás, sinto muito por não postar nada há algum tempo... tive problemas com o PC e demorei um pouco pra consertá-lo...).


     Bom, vamos as explicações:

Condições - Aqui você define o nome das condições (ou status negativos) que poderão ocorrer dentro do jogo. Novamente, para aumentar o número de condições, basta clicar no botão abaixo da lista.

Nome da Condição - Aqui você define o nome da condição negativa.

Chances de Acerto - Define a chance de o personagem afetado pelo status negativo acertar um golpe, caso ataque com golpes físicos (bom para quando o personagem é afetado por cegueira temporária).

Classificação - Aqui você define se a condição terá efeito no combate ou no mapa. Ao escolher Efeito de Combate, ele terminará assim que o combate acabar. Se escolher Efeito de Movimento, ela permanecerá mesmo depois da luta terminar (veneno, por exemplo).

Cor - Define a cor do texto quando uma determinada condição for infligida.

Prioridade - Define a prioridade caso o herói seja afetado por múltiplas condições, então nesse caso, a condição mostrada será aquela com valor mais alto de prioridade. Também, quanto menor for a prioridade (10 ou menos), mais rápida será a recuperação em comparação com outras maiores.

Limitações de Ação - Limita a ação dos heróis ou monstros afetados pela condição durante um combate. Se divide em: Restrição (não haverá limitação); Dentro de BAtalha (Não será possível agir durante a batalha); Ataque Comum Inimigo (o inimigo geralmente é atacado, comando comuns não são aceitos e ele geralmente ataca outros - como Confusão); e Ataque Comum Aliado (o mesmo que o anterior, mas voltado aos aliados)

Efeitos Especiais - Adiciona efeitos na condição, como esquivar de ataques, defender magias, ou proibir troca de equipamentos.

Chances de Efeito - Define a chance da condição afetar personagens ou inimigos, baseados nos valores escolhidos para cada um (em suas respectivas abas). Geralmente 'A' significa grande chance de acerto, enquanto 'E' significa chance baixa ou nula.

Método de Cura - Define o método de tratamento. Se divide em duas partes: Recuperação Natural (permite ter uma chance de curar determinado status, mesmo sem usar itens de cura, após certo número de turnos, bem como a porcentagem dessa cura); e Recuperar ao Ser Atacado (permite se curar ao receber um ataque).

Valor de Habilidade - Define se a condição muda certo atributo, e caso mude, permite que se escolha o atributo modificado, bem como se ele dobra, ou é reduzido pela metade.

Inabilitar uso de Habilidade/Magia - Define se uma técnica ou magia poderá ser usada ou não. Para isso, coloque um valor em um dos campos (ou ambos). Quanto menor o valor, menor será a chance de usar a habilidade especial.

Animação - Define a animação do personagem quando estiver sob efeito da condição, dentro das batalhas.

HP e MP - Define se o HP e/ou MP aumentam ou diminuem quando estiver sob o efeito da condição, bem como o valor desse aumento ou queda durante a batalha e/ou no mapa geral.

   Bom, isso é tudo referente a aba "Condições". Espero vocês na próxima explicação. o/

Um comentário: