28/01/2013

Database 13 - Aba "Chipset"

   Olá novamente, fãs de RPGs e coisas legais. Estou aqui com a décima terceira parte da explicação das funções do Banco de Dados do RPG Maker 2003. Bom, vamos conhecer mais sobre a aba "Chipset".


     Bom, vamos as explicações:

Editor de Chipsets - Aqui são listados todos os chipsets que foram editados até o momento, e que podem ser usados para se criar mapas para os jogos.

Nome dos Chipsets e Selecionar Gráfico - Aqui você pode renomear o chipset, e escolher o arquivo de imagem que deseja usar.

Chip Inferior - Aqui é mostrado o conjunto de tiles (pisos) necessários para se criar ambientes, como campos, interiores e outros cenários. Os botões abaixo tem as seguintes funções:

*Tipo de Terreno - Usado pra definir o cenário de fundo das batalhas caso se encontre um inimigo em cada tile. Para isso, selecione um dos terrenos na lista da direita, e então clique no tile desejado.

*Passar, Bloquear - Usado para definir qual tile o herói pode passar por cima, ou qual tile impedirá sua passagem. Ao se clicar com o mouse em cada tile, existem 4 símbolos diferentes: Um 'X' significa que o herói não poderá passar pelo tile em questão; um 'O' significa que o tile pode ser passado, como chãos e gramados; Uma estrela significa que o tile ficará sobre o herói e será possível passar por ele (como uma copa de árvore, por exemplo); e um quadrado significa que o chipset aparecerá sobre o herói se colocado horizontalmente, e no mesmo nível caso seja colocado verticalmente (geralmente é usado para se fazer paredes).

*Passar 4 Dir - Define as direção que serão bloqueadas caso o mesmo tile seja alinhado (para isso, clique na direção desejada até que fique só um ponto).

*Animação de Água - Define o tipo de animação do tile de água, bem como sua velocidade.

Chip Superior - Aqui é mostrado o conjunto de tiles (pisos) usados para se criar coisas do cenário (árvores, móveis, pedras, etc). Os botões abaixo tem as seguintes funções:

*Passar, Bloquear - Tem a mesma função descrita anteriormente, porém sem o quadrado.

*Passar 4 Dir - Tem a mesma função descrita anteriormente.

*Atrib. Conter - Usando esta opção, o herói pode interagir com personagens que se encontrar no outro lado dos tiles selecionados ao apertar o botão (por exemplo, apaertando o botão num balcão para interagir com um vendedor do outro lado).

   Bom, isso é tudo referente a aba "Chipset". Espero vocês na próxima explicação. o/

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