24/01/2013

Database 12 - Aba "Terreno"

   Olá novamente, fãs de RPGs e coisas legais. Estou aqui com a décima segunda parte da explicação das funções do Banco de Dados do RPG Maker 2003. Bom, vamos conhecer mais sobre a aba "Terreno".


     Bom, vamos as explicações:

Editar Terrenos - Aqui estão listados todos os terrenos disponíveis. Para adicionar novos terrenos, basta clicar no botão abaixo da lista.

Nome - Aqui é definido o nome do terreno.

Dano - Faz o herói perder HP (caso o número seja positivo) ou ganhar HP (caso o número seja negativo) toda vez que andar sobre o terreno indicado.

Aparição - Define a taxa de encontros de cada terreno. Quanto maior o número, menor será a possibilidade de se entrar em batalhas ao andar sobre o terreno (se usar 200, serão algo em torno de 100 passos para cada batalha).

SFX dos Passos - Define se um som tocará ao se andar sobre o terreno (passos, por exemplo). E marcando a caixa ao lado o som será aplicado sempre que levar dano.

Gráficos de Fundo - Aqui você pode editar várias características do terreno. O botão 'Mudar' serve pra selecionar um arquivo de imagem para o terreno. Clicando na linha inferior dentro do quadro (e arrastando-a para baixo) pode-se alargar a posição dos heróis. Caso se clique na linha superior, poderá mudar a posição dos heróis no campo de batalha. E caso clique nas linhas laterais, poderá mudar a inclinação dos heróis na tela de batalha. As opções acima servem pra deixar o gráfico do terreno estático (parado) ou para movimentá-lo (caso se escolha 'Ativo').

   Caso se escolha um gráfico ativo, poderá usar as opções da direita para movimentar o cenário da luta. Pode-se escolher dois planos para se trabalhar, e em cada um dá pra mover o gráfico. Loop Horizontal serve pra mover horizontalmente (pra direita com números positivos, e esquerda com números negativos), e o número representa a velocidade dessa movimentação (quanto maior for, mais rápido será o movimento). Loop Vertical faz a mesma coisa, mas verticalmente (pra baixo com números positivos, e pra cima com números negativos). A opção 'Indicar' serve pra indicar se há um segundo plano no gráfico do terreno, e o botão 'Definir' serve pra escolher o gráfico.

Batalha Especial - Essas 4 opções definem os tipos de batalha que ocorrem em cada terreno, bem como sua frequência (em porcentagem). Iniciativa representa que os heróis terão um turno extra para atacarem; Ataque por Trás representa que os inimigos atacarão pelas costas (e as posições se inverterão, com os heróis na esquerda e os inimigos na direita); Ataque Lateral representa que os heróis atacarão os inimigos de ambos os lados (com o inimigo no meio); e Emboscada é o contrário de Ataque Lateral, ou seja, os inimigos cercando os heróis (e estes no meio). caso não se marque nenhuma dessas opções, só ocorrerão batalhas normais no terreno.

Posição do Herói - Define a posição dos heróis no terreno.

Princípio de Passagem dos Veículos - Define quais veículos podem passar pelo tile que tem cada terreno (explicarei melhor isso na próxima postagem). Existem 3 tipos de veículos: Botes leves, Navios, e Aeronaves. Também pode-se definir se o tile com o terreno pode ser usado para se pousar uma aeronave.

Modo de Visualização do Personagem - Aqui é definido se, ao passar pelo tile com determinado terreno, o heróis ficará parcialmente ou completamente transparente (como numa floresta, por exemplo, onde o herói geralmente fica com metade do corpo transparente).

   Bom, isso é tudo referente a aba "Terreno". Espero vocês na próxima explicação. o/

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