30/11/2012

Database 4 - Aba "Itens"

   Olá novamente, fãs de RPGs e coisas legais. Estou aqui com a quarta parte da explicação das funções do Banco de Dados do RPG Maker 2003 (que explicação longa). Bom, vamos conhecer mais sobre a aba "Itens" (Sempre copio e colo esta parte ^^ )


    Bom, vamos as explicações:

Itens - Aqui estão todos os itens criados (sejam os que vem pré programados, sejam os novos que vocês possam ter criado. Basta clicar no botão "Max Itens" para aumentar a quantidade de slots vazios (caso se diminua... bom, vocês já sabem ^^ ).

Nome e Explicação - Aqui você define o nome e a explicação do item.

Custo - Aqui você define o preço de compra do item (o preço de venda será sempre metade do valor, arredondado pra baixo. Um valor 0 significa que não pode ser vendido)

Classe - Essa parte define o tipo de item que você pode criar. Está dividida em 11 categorias:

*Bens Comuns: São na maioria itens chave.
*Arma: Como o próprio nome diz, é o armamento de ataque dos heróis.
*Escudo: Aqui ficam coisas como escudos, braceletes, e outros itens de defesa.
*Armadura: Aqui ficam as capas, armaduras e couraças.
*Helmo: Aqui ficam as proteções como capacetes e tiaras.
*Outros: Aqui ficam os acessórios.
*Medicinal: É destinado para poções, antídotos e outros itens de cura.
*Livro: Aqui ficam itens usados no aprendizado de magias (não necessariamente livros, claro)
*Material: Nesta área ficam itens que aumentam os atributos básicos.
*Único: Aqui ficam itens que conjuram magias quando usados.
*Switch: Usado para itens especiais (por exemplo, um cristal que transporta para uma sala)

Observação: os campos mudam dependendo da classe de item escolhida.

Equipamento Permitido/Ativar - Determina qual classe ou personagem pode utilizar ou equipar o item em questão, bastando marcar ou desmarcar o personagem/classe desejado.

Valor de Habilidade (Armas, Escudos, Helmos, Armaduras e Outros) - Aqui você decide quanto o equipamento melhora (ou piora) determinados atributos.

Mãos Equipadas (Armas) - Define se a arma é equipada com uma ou com duas mãos.

Anim de Batalha e Animação de Ataque (Armas) - Definem o Battlechar usado quando a arma está equipada, bem como a animação que acontece quando um golpe é bem sucedido.

Opção (Armas) - Aqui são dados efeitos especiais as armas criadas. Iniciativa, significa que a arma geralmente faz o herói atacar antes; Atacar 2 vezes, faz o herói desferir dois ataques seguidos; Atacar todos de 1 vez, faz o ataque atingir todos os inimigos; Ignorar Defesa Inimiga, faz o dano ser maior que o normal; e Não pode ser Removido, evita que a arma seja removida (bom para NPCs).

Opções (Escudo, Helmo, Armadura, Outros) - Aqui são dados efeitos especiais aos equipamentos criados. Prevenir Ataque Crítico; Aumentar esquiva, aumenta as chances de esquiva do herói; Dividir uso de MP, divide o uso de MP ao usar magias e técnicas; Sem dano de terreno, bom para botas anti pântano venenoso e coisas assim; e Não pode ser removido, idem ao tópico anterior.

MP Gasto, Taxa de Acerto e Bonus Crítico (Armas) - Aqui você define se a arma consome MP pra cada ataque, sua chance de acertar o alvo, e o bônus que ela recebe em caso de crítico.

Ataque/ Defesa (Armas, Escudos, Helmos, Armaduras e Outros) - Aqui você define o atributo de ataque, seja ele físico ou elemental.

Status e Chance de Estado (Armas, Escudos, Helmos, Armaduras e Outros) - Aqui você define se a arma ou equipamento causa ou previne determinado status negativo, bem como a chance de causar ou prevenir determinado status.

Usar N Vezes e Alcance (Medicinal, Livro, Material, Único, Switch) - Define se o item pode ser usado mais de uma vez, e se ele afeta apenas 1 aliado ou o grupo todo.

Curar Condição (Medicinal) - Aqui você define se o item cura algum status negativo.

Recuperação de HP e MP (Medicinal) - Aqui você define a quantidade de HP e de MP que ele restaura (seja em valor físico, em porcentagem, ou ambos)

Opção (Medicinal) - Define se o item fica disponível apenas em mapas, e se funciona só em personagens mortos (desmaiados).

Aprender Técnica - Define a magia que se aprende ao usar o item.

Mudar Quantidade (Material) - Aqui você define o valor de atributo ganho (ou perdido) ao se usar o item.

Usar Técnica e Mensagem ao usar (Único) - Define a técnica conjurada ao se usar o item, bem como se a mensagem que aparecerá será a do item sendo usado, ou da técnica.

ON e Ativar em (Switch) - Define o Switch usado pelo item, bem como onde ele pode ser usado (no mapa ou em batalhas).

   Bom, isso é tudo referente a aba "Itens" (bem extensa). Espero vocês na próxima explicação. o/

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