26/11/2012

Database 3 - Aba "Habilidades"

   Olá novamente, fãs de RPGs e coisas legais. Estou aqui com a terceira parte da explicação das funções do Banco de Dados do RPG Maker 2003 (que explicação longa). Bom, vamos conhecer mais sobre a aba "Habilidades"


    Bom, vamos as explicações:

Habilidades/Magias - Aqui ficam armazenadas todas as magias disponíveis no programa. Existem muitas que já vem programadas, mas novas podem ser incluídas, bastando pra isso clicar no botão "Máx Habilidades/Magias" e aumentando o número (caso de diminua o número, as magias poderão ser apagadas).

Nome da Técnica e Explicação - Aqui são colocados o nome da magia ou técnica, e sua descrição.

Classificação - Existem 4 classificações para as habilidades: Normal, que são magias de ataque, cura ou atributos em geral; Teleporte, usado para fazer magias de transporte para outros locais do mapa (é necessário programar antes); Escape, que são magias para escapar de masmorras; e Switch, usado por exemplo para comandos de roubo ou scan (depois eu ensino como fazer esses tipos de magia)

Custo em MP - Aqui você define o valor de pontos de magia usados em cada técnica (se é um valor fixo, ou uma porcentagem do valor atual).

Base de Efeito - Define a força da magia (quanto mais alto o valor, mais forte será a magia)

Taxa Base de Acerto - Define a porcentagem de acerto da magia.

Alcance do Efeito - Aqui você define se a magia afeta um inimigo, vários inimigos, um aliado, todo o grupo aliado, ou apenas o usuário.

Anim Herói e Animação de Batalha - Estas opções definem o Battlechar do herói ao usar a magia e a animação após esta acertar o alvo, respectivamente.

Influência do Ataque, Mental e Variação - Definem se a magia terá como atributo base o Ataque, a Magia ou ambos, bem como sua influência no cálculo final. Variação é o valor adicionado ao resultado final da soma.

Diminuir (ou Aumentar) - Aqui você define que atributo a magia diminui (ou aumenta, em caso de afetar os aliados ou usuário), se ela absorve um atributo, e se ignora a defesa do alvo.

Afetar Condição - Aqui você define se a magia tem algum efeito extra (veneno, paralisia, sono), ou se ela cura algum status negativo.

Ataque (ou Defesa) - Aqui você define o atributo da magia (seu elemento ou tipo de golpe), bem como se ela diminui a defesa. Caso seja uma magia para os aliados ou usuário, aqui você define se ela aumenta a defesa contra algum atributo.

   Bom, isso é tudo referente a aba "Habilidades". Espero vocês na próxima explicação. o/

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