19/11/2012

Explicando os botões do RPG Maker 2003

   Olá fãs de RPG eletrônico, RPG de mesa e coisas boas!!! Estou aqui desta vez pra passar uma visão básica do RPG Maker 2003. Primeiro vou descrever os botões da tela principal do programa (É necessário instalar o programa e a o arquivo RTPmu, contidos na pasta Programas, disponibilizada anteriormente).


   Primeiramente temos os botões "Novo Jogo", "Carregar Projeto" e "Fechar Projeto", que servem para se criar um jogo novo, abrir um projeto em andamento e fechá-lo, respectivamente.

   Ao começar um projeto, outros botões ficam disponíveis. O disquete serve pra compilar o jogo em um arquivo de instalação (.exe), então falaremos disso mais tarde. Do lado dele temos o botão para salvar modificações, e outro para desfazer modificações não salvas.

   Os três quadrados coloridos ao lado representam layers de edição: o verde se refere a coisas como o chão, piso, água; o azul são complementos (árvores, pedras, paredes); e o amarelo se refere aos eventos (baús, portas... entrarei em mais detalhes sobre sua criação em outra postagem). Ao lado destes temos 4 botões que representam o zoom de visualização do mapa construído no momento (servem meramente para facilitar a visualização, e não infuenciam em nada o jogo final).

   Ao lado temos o Banco de Dados (muito importante pois é nele que se encontram coisas como os dados dos heróis, itens, monstros, magias e outros eventos em geral). Como é muito extenso, vou explicando ele em partes futuramente.

   Ao lado do Banco de Dados temos o botão de importação/exportação de recursos. O RPG Maker 2003 (e o 2000 também) suportam apenas imagens BMP e PNG feitas com 256 cores (o programa não suporta imagens de 24 bits), e a resolução das imagens varia de arquivo pra arquivo (depois entro em mais detalhes sobre os valores).

   Ao lado temos um botão que serve para escutar as músicas presentes no jogo (todas em formato MIDI - e também MP3 no caso do RPG Maker 2003), e do lado há um botão de pesquisa, para localizar eventos específicos no jogo.

   Ao lado, temos um botão triangular amarelo que serve para testar o jogo em questão (e do lado deste, dois que servem respectivamente para, mostrar o jogo em tela cheia, e mostrar a tela de título do jogo no teste). Ao lado dele temos um botão de ajuda (com um detalhe, não existe arquivo de ajuda para o RPG Maker 2003. Apenas existe um arquivo - em inglês - para a versão 2000. E, embora ambos sejam muito parecidos, algumas funções só existem na versão 2003 do programa. Mesmo assim o arquivo de ajuda da versão 2000 é bem útil para se aprender o básico).

   Do lado esquerdo da tela, temos alguns recursos para criação de mapas (que mudam de acordo com o arquivo escolhido, e do layer que estivermos usando). A interface é similar a do Paint nesse quesito, então não há muito mistério.

   Embaixo desses recursos, todos os mapas são listados para uma fácil visualização. É recomendável que todos os mapas referentes a algum local sejam criados como subpastas do mesmo, para facilitar na hora de localizar. Fora isso, todas as opções do menu superior são as mesmas que as contidas na barra que acabei de descrever.

   Bom, pra começar é isso. Depois eu explico melhor sobre o Banco de Dados, criação de eventos, e outras coisinhas. Boa sorte e até mais o/
 

2 comentários:

  1. Como faço para deixar a música quando eu estiver em testando o jogo? Eu tenho q criar algum evento ou não? Preciso de ajuda nisso por favor, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite.

      Se estiver se referindo a quando tu testa uma música usando o botão de nota musical, toda música que estiver sendo tocada para automaticamente ao testar o jogo (pois o programa foca nas músicas do jogo sendo testado - mesmo que não tenha incluido nenhuma).

      Agora, se sua dúvida for sobre como colocar músicas nos mapas que está criando, clique com o direito no mapa (canto inferior esquerdo, onde mostra todos os mapas criados), e escolha Propriedades do Mapa. Agora, em BGM, selecione "Especificar" e escolha a música desejada para o mapa (faça isso em cada mapa). Caso tenha um mapa principal (por exemplo, Caverna 1) e os outros mapas da caverna estejam dentro desse mapa Caverna 1, pode usar a primeira opção (como uso a versão em inglês, aparece aqui como Same as Parent Map - não lembro como aparece em português).

      Espero ter ajudado.

      Excluir