03/12/2012

Database 5 - Aba "Monstros"

   Olá novamente, fãs de RPGs e coisas legais. Estou aqui com a quinta parte da explicação das funções do Banco de Dados do RPG Maker 2003 (que explicação longa). Bom, vamos conhecer mais sobre a aba "Monstros". (Embora eu não esteja muito bem esses dias, por problemas pessoais, ainda vou postar coisas no blog... não posso decepcionar quem lê)


    Bom, vamos as explicações:

Editar Inimigos - Aqui estão todos os monstros disponíveis para uso (sejam os que já vieram no programa, sejam os que você criou). Para adicionar mais monstros, basta clicar no botão "Max Inimigos" e aumentar o número (se diminuir, os inimigos serão deletados).

Nome do Inimigo e Gráfico - Aqui você define o nome do inimigo e sua figura. Escolhendo "Transp" ele se tornará transparente (bom para fantasmas e montros de ar), e escolhendo "Voador" ele se moverá pra cima e pra baixo na tela de batalha, simulando vôo.

Valor de Habilidade - Aqui você define os valores de atributos de cada inimigo.

Ganhar - Aqui você define a experiência ganha ao derrotar o inimigo e o dinheiro ganho pelo herói (o valor corresponde a CADA inimigo derrotado, não ao grupo de inimigos).

Item e Chance de Obter - Aqui você define se o inimigo deixa algum item ao ser derrotado, bem como a chance (em porcentagem) de se obter o mesmo.

Chance de Dano Crítico e Opções - Aqui você define a chance (em porcentagem) de o inimigo desferir um golpe com dano dobrado, e nas opções você define se ele erra os ataques com frequência.

Ações Padrão - Aqui você define os ataques do inimigo. Dando um duplo clique abaixo do último ataque, abre-se uma tela com as seguintes opções:

 *Tipo - Define o tipo de ataque entre "Geralmente" (ataque normal e principal), Switch (exige a ativação de um switch - explico mais tarde o que é switch), Turno Número (o ataque acontece a cada quantidade de turnos), Número de Inimigos (acontece quando tem certo número de inimigos na tela), Próprio HP e MP (acontecem quando o inimigo atinge certa quantidade de HP e MP), Nível Médio do Herói (acontece se os heróis estiverem entre determinado nível), e Exaustão do Herói (acontece caso o HP dos heróis estejam em determinada quantidade).

*Prioridade - Define a prioridade do ataque. Caso tenham dois ataques com o mesmo requerimento, aquele com a maior prioridade será executado.

*Tornar Switch ON e OFF - Seleciona os switches que ativarão os ataques.

*Ação Praticada - Define qual ataque será desferido. Existem três opções: Básica (para coisas como ataque normal, ataque duplo, Defesa, Espera, Carregar Poder, Auto Destruição, Fuga ou nenhuma ação); Técnica (seleciona uma técnica entre as disponíveis); e Transformar (Faz o inimigo se transformar em outro).

Efeito de Condição e Atributo - Faz o inimigo ser mais vulnerável ou menos vulnerável a certos tipos de dano e status. Quanto mais perto do A, maior será o dano ou a chance de status negativo.

   Bom, isso é tudo referente a aba "Monstros". Espero vocês na próxima explicação. o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário