25/11/2012

Database 2 - Aba "Classes"

   Olá novamente, fãs de RPGs e coisas legais. Estou aqui com a segunda parte da explicação das funções do Banco de Dados do RPG Maker 2003 (que explicação longa). Bom, vamos conhecer mais sobre a aba "Classes"


   Bom, vamos as explicações:

Nome da Classe - Aqui ficam todas as classes (isto é, profissões) disponíveis para os heróis. Algumas classes já vem pré programadas, mas novas podem ser criadas, bastando para isso clicar no botão "Máx Classes" e aumentar o número. Obs: assim como na aba heróis, caso se DIMINUA o número e clique em OK, a classe será perdida definitivamente.

Nome da Classe - Aqui é definido o nome da classe selecionada.

Animação - Aqui é escolhido o Battlechar (animação de batalha) pertencente a classe selecionada (esta opção só é acessível na versão 2003 do RPG Maker).

Opções - Aqui são definidas as mesmas opções descritas na aba "Heróis" (2 armas - permite equipar duas armas; Equip Fixo - impede que o equipamento seja retirado; IA Controle - o personagem é controlado pelo computador; e Defesa Forte - aumenta a defesa)

Curva de Habilidades - Da mesma forma que foi descrito na aba "Heróis", esta opção define o valor ganho em cada um dos 6 atributos ao subir de nível. Ao se clicar duas vezes em uma curva, abre-se uma opção onde se pode definir os valores dos atributos para cada nível (até o máximo estabelecido), ou pode-se colocar um valor mínimo e um máximo, deixando o programa definir a curva.

Curva de Experiência - Como descrito na aba "Heróis", aqui fica definida a quantidade de experiência necessária para que cada herói suba de nível. Coloca-se um valor padrão, um adicional para esse valor, e uma correção para o valor final (como não entendo muito bem esta opção, não entrarei em mais detalhes).

Menu de Batalha - Aqui é definido o menu que aparecerá quando for a vez do personagem, com a mesma classe, atacar.

Habilidades Especiais - Aqui são definidas as técnicas, habilidades e magias de cada classe, bem como o nível de aprendizado de cada uma.

Efeito de Condição e Atributo - Como explicado antes, aqui são definidas as chances de o personagem com a classe escolhida ser afetado por determinado tipo de ataque ou condição (status). Um valor A representa grande chance de status/dano, enquanto um valor E significa pequena chance de status/dano (ou até imunidade).

   Bom, isso é tudo em relação a aba "Classes". Depois eu volto com mais uma explicação do Banco de Dados do RPG Maker 2003. Até mais o/

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