24/11/2012

Database 1 - Aba "Heróis"

   Olá, fãs de RPGs e de tudo o que é legal. Começo hoje a desvendar as funções do Banco de Dados (Database) do RPG Maker 2003. Lembrando que a versão 2000 é similar, porém, com funções a menos. Bom, abaixo segue uma figura da primeira aba do Banco de Dados: Heróis.


   Bom, vamos as explicações:

Herói - Nesta lista estão todos os heróis criados pelo programa. Você também pode adicionar novos heróis, clicando no botão "Máx. Heróis..." e aumentando o número. Obs: Caso você DIMINUA o número, os heróis serão apagados, e caso se dê OK, não poderão ser restaurados.

Nome e Graduação - Aqui serão colocados o nome e uma descrição do herói (a descrição pode ser uma raça, especialidade ou outra coisa relacionada a Classe do herói)

Nível Inicial e Nível Máximo - Aqui você define em que nível o personagem começa, e até que nível ele pode evoluir (o máximo para a versão 2003 é 99; e para a versão 2000 é 50).

Opções - Aqui você define algumas opções básicas referentes ao herói. 2 armas faz com que ele possa equipar uma arma em cada mão; IA controle o deixa sob o controle do computador; Equip Fixo faz o equipamento ser permanente (bom para personagens poderosos e temporários); e Def Forte aumenta um pouco a defesa do herói.

Classe Predefinida - Aqui você define a curva de atributos do herói. Você pode escolher uma classe pré definida, ou criar sua própria curva de atributos (escolhendo "Nenhum"). São 6 os atributos do RPG Maker: HP (os pontos de vida), MP (Pontos de magia), Ataque (força física), Defesa (defesa física e mágica), Magia (força mágica) e Agilidade (a rapidez). Dentro de cada atributo, você pode estabelecer um valor mínimo e um máximo (deixando o programa criar a curva de atributos), ou pode você mesmo criar os valores.

Curva de Experiência - Define a quantidade de experiência necessária para que o herói suba em cada nível. Você escolhe um valor padrão, um adicional (que se soma a esse valor), e uma correção para balancear o valor final. Essa parte ainda é um pouco complicada pra mim, então não entrarei em muitos detalhes...

Gráficos - Aqui você escolhe o rosto do seu herói, o charaset (isto é, o boneco que será visualizado no jogo), e um battlechar (o personagem nas batalhas; somente na versão 2003). São usadas imagens PNG ou BMP de 256 cores em todos os gráficos (depois eu coloco a resolução de cada cartela de gráficos)

Equipamento Inicial - Define com qual equipamento o personagem começa no jogo.

Animação de Golpe Desarmado - Define a animação que aparecerá caso o herói ataque desarmado.

Habilidades Especiais - Aqui são definidas as técnicas, magias e habilidades, bem como o nível em que são aprendidas (caso se coloque o valor do nível inicial, o personagem começará com a habilidade).

Efeito de Condição e de Atributos - Aqui é decidida a resistência do herói a certos ataques, magias e efeitos negativos (status). Dependendo da letra colocada, o personagem será mais afetado por determinado ataque/condição, ou pode até ser imune (geralmente A significa maior chance de efeito/dano, e E significa menor chance ou imunidade). Isso pode ser modificado na aba Condições, que falarei em outra postagem.

   Bom, isso é tudo referente a aba "Heróis" do Banco de Dados. Depois eu explico o conteúdo das outras abas. Boa sorte a todos os leitores deste humilde blog, e tenham uma ótima semana. o/

Um comentário:

  1. Uma das partes do RPG Maker que eu mais gosto de meche! =D

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