06/11/2012

Como começar a criar um bom RPG

   Olá a todos os que lêem esse blog ^^
 
   Bom, primeiro de tudo, para se criar um bom RPG vocês precisam de ferramentas. Baixem a pasta no link abaixo, que ela contem os programas RPG Maker 2000 e 2003, bem como recursos básicos para iniciar projetos.

http://www.mediafire.com/?473df4vaq84sioz

   Depois vocês precisam, antes de sequer mexerem no programa, de uma história. Que tipo de aventura gostariam de criar? Um RPG clássico, medieval e cheio de cidades e locais pra explorar? Um RPG futurista em um mundo pós apocalíptico? Um RPG de terror com muito mistério e monstros que aparecem de surpresa? Um RPG situado no mundo real, onde elementos comuns (ladrões, animais normais e outras coisas) são os inimigos? As possibilidades são infinitas.

   Lembre-se sempre de deixar quaisquer ideias anotadas em um caderno (não recomendo escrever no computador, pois caso aconteça algum imprevisto - quedas de energia, perda de arquivos - todo o trabalho poderá ficar danificado ou mesmo ser perdido.

   Com a ideia do jogo em mente, a segunda coisa que precisará fazer é definir os heróis e vilões da história. Não é por ser um roteirista meio chato e perfeccionista (e eu SOU isso sim ^^), mas recomendo definir com exatidão a personalidade e boa parte da história dos protagonistas (isso vai, não só ajudar a planejar melhor o jogo, como também deixará a história muito melhor).

   Como o RPG Maker só comporta 4 personagens na tela de batalha, esse pode ser o número padrão de heróis (embora possam ser usados mais de 4 ou mesmo 1 único herói). Caso decida por 4, tente deixar tudo bem dividido (2 homens e 2 mulheres), ou pelo menos 1 personagem de gênero oposto a maioria. Evite todos os personagens do mesmo gênero (a não ser que tenha uma BOA explicação pra isso).

   Quanto aos vilões, comece com o lider absoluto. Defina seus objetivos (com clareza e detalhismo). Depois decida se ele tem seguidores, generais fortes que o seguem (geralmente pode-se dar a um vilão de 1 a 5 generais, mas nada o impede de aumentar esse número), e esclareça os motivos que os fizeram seguir o vilão. Uma ideia interessante, e pouco usada, é a de um "vilão" que na verdade é outro heróis, com objetivos tão justos quanto os mocinhos, mas que usa de métodos considerados errados para alcançá-los (quem jogou Tales of Phantasia sabe do que estou falando).

   Depois de decidir os protagonistas, escolha os tipos de monstros que aparecerão na história como encontros aleatórios. Caso seja uma história futurista, prefira mais robôs e monstros cibernéticos. Caso seja medieval, prefira criaturas fantásticas. Claro, essa escolha serve como base, pois a escolha final será feita apenas quando concluir os mapas dos locais (falo disso em outro post).

   Bom, acho que isso é o básico do básico por hoje. Depois eu entro em mais detalhes sobre criação de RPGs e sobre os programas.

   Só mais uma coisinha. Os dois programas na pasta do link são muito parecidos entre si, mas tem algumas diferenças. Enquanto o RPG Maker 2000 é todo em inglês, o 2003 é em português. Também diferem nas batalhas: O 2000 tem batalhas onde os heróis NÃO aparecem na tela, e os inimigos olham pra frente (como o Dragon Quest) ; já no 2003, os heróis aparecem na tela e os inimigos olham pra eles (igual ao Final Fantasy). Eu particularmente prefiro o 2003 por esse motivo, mas uso o 2000 quando traduzo jogos feitos nele (e que me agradaram muito).

   Bom, por hoje é só. Ainda este mês pretendo disponibilizar o jogo que fiz sobre Holy Avenger. Fiquem atentos, pois acho que vão gostar (embora ele NÃO seja minha obra prima ^^ ).

   Até mais. o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário