30/10/2012

Um pouco mais sobre a criação de Holy Avenger RPG Maker

   A ideia de criar um jogo de RPG Maker ambientado no cenário de Tormenta surgiu muito antes de eu sequer ter o programa RPG Maker em minhas mãos, ainda nos tempos de escola. Na época, eu já havia pensado em quais jogos faria quando tivesse um programa capaz de tal feito. O jogo no cenário de Tormenta não era ainda Holy Avenger, que eu não conhecia muito bem na ocasião, mas sim um jogo genérico utilizando elementos do cenário.

   Alguns anos depois (na verdade, MUITOS anos depois), na casa do meu amigo Renato, enquanto vasculhavamos a internet em busca de algo interessante para assistirmos, me lembrei da matéria sobre uma possível série animada de Holy Avenger. Naquela época eu já estava muito familiarizado com a série, que acabara de ser concluída. Foi o próprio Renato quem "retirou" o vídeo do Youtube pra mim e o converteu em um formato .mpg (o vídeo em questão era a primeira versão da abertura da série animada). Eu também já havia comentado sobre a possibilidade de criar algo no RPG Maker usando a série em quadrinhos para esse meu amigo.

   Mas nunca tinha pensado seriamente nisso. Até obter o vídeo da abertura. Isso renovou minhas esperanças e energias, e me deu ânimo pra colocar meus projetos na tela.

   Os seis meses seguintes a obtenção do vídeo foram, como posso dizer... divertidos, porém maçantes. Eu tinha na minha frente o desafio de criar todos os personagens, rostos, monstros e alguns cenários, pixel por pixel, para serem usados no programa (o RPG Maker só suporta imagens PNG e BMP com 256 cores; nada de 24 bits).
 
   Fora esse trabalho todo, ainda tinha que reordenar TODA a história de uma maneira mais fluída (para quem não leu ainda, a história geralmente mostra o que está acontecendo com 2 personagens, depois pula pra um terceiro, volta pra dupla inicial, vai para um quarto e quinto personagens, volta pro terceiro, conclui a dupla inicial, e assim por diante; uma série quase inteminável de interlúdios). Todos os resumos e tabelas de personagens ainda estão guardados comigo como um tesouro.

   Depois da reordenação, veio a etapa seguinte: um rascunho bem simples de TODOS os mapas presentes no jogo. Nisso eu tive alguma sorte, pois mapas como a Taverna do Macaco Caolho Empalhado, o Navio Bravado e a Arena Imperial, já tinham mapas publicados em edições anteriores das revistas sobre Tormenta e Holy Avenger. Mas ainda faltavam alguns mapas, coisa que fiz com muito gosto.

   Após passar por todas as etapas de criação de recursos (relembrando que todos foram feitos no PAINT; nada de Corels e Photoshops da vida... eu sou muito ninja), veio a última etapa antes da criação propriamente dita: a escolha das músicas perfeitas para cada ocasião.

   Tenho comigo um banco de dados de mais de 800 mega só de músicas MIDI (músicas que pesam em torno de 10 a 200 KILOBYTES, então imaginem a quantidade). Algumas músicas, como a de batalha, eu já havia definido antes de fazer os recursos. Outras, como a do Navio Bravado, praticamente caíram do céu quando eu mais precisava. E grande parte foi escolhida a dedo (poucos sabem, mas não se pode cometer erros nesse quesito, ou o jogo inteiro é prejudicado - já vi vários jogos onde colocavam músicas próprias de cavernas em CIDADES... absurdo).

   A criação do jogo no RPG Maker correu calmamente depois disso tudo. E no dia 13 de Fevereiro de 2007 ele havia sido concluído (faltando apenas fazer o teste em busca de erros e problemas, coisa que fiz logo em seguida).

   No geral o jogo ficou bom, seguindo 100% da história mostrada nas 40 edições principais de Holy Avenger (não pude acrescentar o material das edições especiais por falta de uma amostra colorida dos personagens exclusivos delas, e preferi não incluir as edições 41 e 42) e todas as falas presentes nos quadrinhos estão presentes no jogo (incluindo algumas vindas de outras fontes, como as primeiras edições e o manual Holy Avenger 3D&T - sistema que adoro).

   Vale lembrar que o jogo foi feito sem parceria nem ajuda, por isso tenho muito orgulho dele. (Só tive ajuda com o vídeo de abertura. Valeu mesmo, Renato). Ele mostra que dá SIM pra alguém fazer algo sozinho. E também foi uma espécie de protesto para com os "makers" da internet que perdem tempo procurando alguém que faça determinada coisa, tudo porque tem PREGUIÇA de arregaçarem as mangás e encararem o trabalho pesado.

   Mas por quê só resolveu disponibilizar o jogo agora, mais de 5 anos depois de seu término? Por um motivo simples. Eu NÃO tinha acesso a internet. Claro, podia acessar da casa desse meu amigo, mas dessa forma não poderia acompanhar o desenrolar da distribuição (e o Renato também é muito ocupado pra se preocupar com algo da qual eu devo me responsabilizar).

   Bom, é isso então. Esse é o resumo de toda a criação do jogo Holy Avenger feito no RPG Maker 2003. Nas próximas postagens, vou descrever o processo de criação de meus outros jogos (não que alguém queira ler, já que não é uma série famosa, mas sim uma criação 100% minha).

   Até a próxima o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário