29/09/2014

Aula 14 - Mexendo e colocando flashes

   Olá, fãs de RPGs e coisas legais. Hoje estou aqui novamente com mais uma aula de como criar um jogo usando o RPG Maker 2003. Na aula de hoje vamos explorar mais algumas opções dos Comandos de Eventos. Espero que aproveitem a aula.

-Efeito de Flash-

   Você pode colocar alguns efeitos de flash de cores rapidamente em seu jogo, simulando desde clarões de relâmpago até efeitos de magia no campo. Para isso, clique em 'Efeito de Flash' na aba 2 dos Comandos de Eventos. A seguinte tela será mostrada:


Tempo entre 2 Flash - marcando esta opção, surgirá apenas um flash de luz, e caso marque a opção 'Esperar o fim do Flash' então qualquer evento posterior ao flash será pausado temporariamente até que o flash tenha sido executado. O tempo de duração do flash de luz é determinado marcando a caixa ao lado com a quantidade de tempo que preferir (em segundos).

Efeito Contínuo - marcando esta opção, o flash piscará sem parar. O tempo entre cada piscada é determinado marcando a caixa ao lado com a quantidade de tempo que preferir (em segundos).

Parar efeito Contínuo - marcando esta opção, o efeito de flash contínuo é desativado.

Cor do Flash - aqui você determina a coloração do flash, escolhendo o tom de vermelho, verde e azul, bem como a força do flash (em 0 o flash não aparece, em 15 ou 16 temos um flash moderado, e em 31 temos um flash forte).


-Flash em Personagem-

   Você também pode determinar que apenas o herói, um veículo ou objeto do cenário pisquem com um flash luminoso (por exemplo, um cristal que brilha levemente ao ser ativado, ou um brilho no herói quando ele usar uma técnica especial no cenário). Para isso, clique na opção 'Flash em Personagem' na aba 2 dos Comandos de Evento, e a seguinte tela será mostrada:


Alvo - aqui você determina quem receberá o efeito de flash, entre o herói, um dos veículos, este evento, ou outro que esteja no mapa em questão.

Color do Flash - aqui você determina a coloração do flash, escolhendo o tom de vermelho, verde e azul, bem como a força do flash (em 0 o flash não aparece, em 15 ou 16 temos um flash moderado, e em 31 temos um flash forte).

Tempo entre Flash - aqui você determina a duração do flash (em segundos).

Esperar o fim do Flash - marcando esta opção, qualquer comando posterior ao efeito de flash será pausado temporariamente até que o efeito tenha sido concluído.



-Mover Tela-

   Você também pode mover apenas a câmera momentaneamente para mostrar o cenário, ou destacar algum evento durante o jogo. Para fazer isso, clique em 'Mover Tela' na aba 2 dos Comandos de Evento. A seguinte tela será mostrada:


Fixar - marcando esta opção, a tela fica fixa em determinado local.

Parar Fixação - marcando esta opção, a tela fixada é cancelada.

Mover Posição - marcando esta opção, a tela se moverá a quantidade de tiles que determinar. Para isso você precisará especificar em 'Direção' para onde a tela se moverá, e em 'No de Tiles' quantos tiles (quadrados) ela se moverá.

Devolver Posição - marcando esta opção, a tela volta para a posição original, ou seja, com o herói no centro da tela.

Velocidade Scroll - aqui vocÊ determina a velocidade com que a tela é movida, escolhendo entre 6 velocidades possíveis.

Esperar durante Scroll - marcando esta opção, qualquer comando posterior ao movimento da tela é pausado temporariamente até que a tela tenha executado todo o movimento.

-Mover Tudo e Parar Tudo-

   Bom, até onde eu pude confirmar, estas duas opções estão relacionadas com o que você definir na opção 'Movimento de Personagem'.

   Caso clique em 'Mover Tudo' e depois especifique um movimento para um evento (digamos, passo abaixo 3 vezes e passo pra direita 2 vezes), e entre na frente do evento quando ele der o primeiro passo pra direita, então o jogo travará (pois todo o movimento deverá ser concluído - caso não clique em 'Mover Tudo', ao entrar na frente do evento quando ele der o primeiro passo pra direita, e apertar o botão, ele recomeçará o movimento - 3 passos pra baixo e 2 pra direita). Em resumo, 'Mover tudo' faz com que TODO o movimento que especificou para um evento seja realizado, sem recomeçar em caso de obstáculo.

   Para evitar o travamento do jogo, marque a opção 'Ignorar se não Puder Mover', em 'Movimento de Personagem'.

   Agora, caso crie um evento Apertar Tecla e Mesmo Nível do Herói e clique em 'Parar Tudo', faça o evento descrito abaixo começar seu movimento, e depois clique no evento com 'Parar Tudo', o movimento será interrompido.

   Bom, isso é tudo por hoje. Espero que tenham aprendido um pouco mais sobre o RPG Maker 2003 com estas explicações. Vejo vocês aqui na próxima aula. Até mais o/

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