22/09/2014

Aula 13 - Mexendo com o clima no jogo

   Olá, fãs de RPGs e coisas legais. Estou aqui novamente com mais uma aula de como criar um jogo usando o RPG Maker 2003. Na aula de hoje ensinarei um pouco sobre como colocar efeitos climáticos, mudar a cor da tela e até gerar um terremoto! Espero que gostem ^^

-Colocando efeitos climáticos no jogo-

   Para se colocar algum efeito climático no jogo, usaremos a opção 'Efeito Climático' na aba 2 dos Eventos de Comando. Ao clicar nesta opção, a seguinte tela será mostrada:


Definir Efeito Climático - aqui você define qual efeito deseja colocar, entre 4 disponíveis: Chuva, Neve, Névoa e Areia.





Magnitude de Efeitos - aqui você define se o efeito será leve, mediano ou intenso (as imagens acima são dos efeitos climáticos medianos - você pode, por exemplo, gerar chuva fraca ou forte, nevasca intensa, ou névoa e tempestade de areia leve).

Observação: apenas um efeito climático pode ser mostrado por vez, e caso você entre em outro mapa (ou em batalha) o efeito que ativou continuará aparecendo. Para desativar o efeito climático (digamos, para que não apareça quando entrar em uma casa ou local), você deve escolher a opção Nenhum no menu de efeitos climáticos e ativá-la.

-Mudando a tonalidade da tela-

   Você também pode deixar a tela mais escura (para representar a noite), ou então em um tom a sua escolha (como mais vermelho para locais quentes, ou azul para locais gelados). Para fazer isso, clique na opção 'Tonalidade de Tela' na aba 2 dos Eventos de Comandos. A seguinte tela será mostrada:


Cor - aqui você define o nível de vermelho, verde e azul que deseja colocar, bem como o cromo, que é o quão cinza ou vivo a coloração deve ficar.

Intervalo por cor - aqui você define o tempo que a mudança de cor levará para ser mostrada no jogo.

Esperar a troca de cor - caso marque esta caixa, qualquer comando que esteja em sequência com a mudança de cor será temporariamente pausado até que a mudança de cor seja completada.

Dica: eu geralmente costumo usar uma tonalidade de vermelho e verde 40, e azul e cromo 100 para simular a noite. O resultado fica assim:


   Você pode experimentar qualquer variação à sua escolha. E lembre-se que a mudança de cor também aparecerá caso mude de tela ou entre em combate. A cor padrão é 100 em todas as cores.

-Criando um terremoto-

   Você também pode criar um terremoto (ou apenas fazer a tela tremer um pouco). Para isso, clique em 'Efeito de Tremos' na aba 2, e a seguinte tela surgirá:


Duração - aqui você define por quanto tempo a tela irá tremer.

Esperar o fim do Tremor - caso marque esta opção, qualquer comando seguinte será pausado até que o tremor acabe.

Efeito Contínuo - caso marque esta opção, o tremor irá continuar sem parar.

Parar Efeito Contínuo - marque esta opção para cancelar o Efeito Contínuo.

Magnitude - aqui você define a potência do tremor em 9 estágios.

Velocidade - aqui você define a velocidade do tremor em 9 estágios.

   Bom, isso é tudo por enquanto. Espero que tenham aproveitado a aula e estejam colocando em prática tudo o que tenho mostrado aqui. Nos vemos na próxima aula. Até mais o/

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