14/09/2014

Aula 12 - Veículos e Outras Coisas

   Olá, fãs de RPGs e coisas legais. Estou aqui com mais uma aula de como criar um jogo usando o RPG Maker 2003. Na aula de hoje vou ensinar mais alguns macetes interessantes.

-Como colocar veículos no jogo e como usá-los-

   Aqui você tem duas opções: deixar o veículo disponível desde o começo do jogo, ou então disponibilizar o veículo após determinado tempo.

   Para deixar o veículo disponível desde o começo do jogo, basta clicar com o botão direito do mouse sobre uma parte do mapa (no modo de eventos - F7), e escolher 'Posição Inicial do Veículo'. Em seguida escolha o tipo do veículo, entre Bote, Barco e Aeronave, e clique em OK.

   Para fazer o veículo aparecer apenas depois de algum evento ser ativado, faça o seguinte:

   Primeiro, crie o evento de ativação (digamos, um NPC dentro do templo que fale algo como: 'Sua aeronave está esperando você lá fora.'). Depois, escolha a opção 'Origem do Veículo' na aba 2. A seguinte tela surgirá:


Veículo - aqui você especifica o tipo de veículo que deseja colocar.

Movimento - Aqui você define o local onde o veículo aparecerá.

*Direção - Aqui você escolhe a posição do veículo selecionando um mapa e clicando em uma posição de sua preferência.

*Por Variável - Aqui você define a posição do veículo de acordo com variáveis

   Escolha Aeronave e coloque ela do lado do templo (no Mapa Mundo), clique em OK e depois coloque um Switch próprio (Nave OK, por exemplo). Ah, e não esqueça de criar uma segunda página neste evento, com o Switch (Nave OK) ativado, e o NPC falando algo diferente (Já viu sua nave?). Pronto, temos o evento de ativação.

   No Mapa Mundo, crie agora outro evento usando o gráfico da nave, mas com um detalhe: crie ele no canto superior esquerdo, perto do evento de coordenadas que criamos na aula passada (você pode colocar abaixo ou do lado, tanto faz).

   Neste evento, na primeira página marque a primeira opção Switch e escolha o que criamos (Nave OK), depois escolha o gráfico de nave de sua preferência (o restante pode ficar como está). Na área de Comandos de Eventos, teremos que criar um outro Switch (Usar Nave) e em seguida cliquemos na opção 'Usar Veículo', acima da opção Origem do Veículo', na aba 2 dos Comandos de Evento. Depois basta criarmos uma segunda aba, com o Switch (Usar Nave) ativado.

   Para usar o veículo (nos dois casos) basta apertar Z ou Enter em cima dele, ou do lado (no caso de Botes e Barcos).

   Observação: você pode definir quais terrenos cada veículo pode atravessar na aba 'Terreno' do Database. Lá, configure os veículos na área 'Princípio de Passagem dos Veículos', conforme mostra a figura abaixo:


   Você pode definir se o terreno é atravessável por Bote, Navio ou Aeronave, e se uma Aeronave pode pousar em cada terreno (por exemplo, no mar claro todos os veículos podem passar, no mar escuro Botes não podem navegar, e Botes e Navios só podem navegar pela água).

   Outra coisinha que você deve ter em mente é que, por alguma razão que não conheço, caso você tenha um evento vazio no mapa (sem gráfico, Abaixo do Herói e Apertar Tecla) e tente pousar com a aeronave nesse exato ponto, ela NÃO pousará.

-Mudando o local de um evento-

   Bom, visando evitar aquele probleminha da aeronave que não pousa em um local do mapa com evento vazio, podemos simplesmente mudar a posição de determinados eventos. Mas como, Lonely Heart? Simples! Usando a opção 'Mudar Local de Eventos' na aba 2. Ao clicar nela, a seguinte tela será mostrada:


Evento - aqui você escolhe qual, dentre os eventos presentes NO MAPA ATUAL você quer mudar (você não pode, por exemplo, ativar esta opção no mapa Templo para mudar um evento que exista no mapa Casa - apenas os eventos presentes no mapa Templo poderão ser mudados de lugar)

Lugar de Movimento - aqui você define para onde o evento será mudado.

*Direção - Aqui você escolhe um local dentre os mapas que criou.

*Por variável - aqui você define o local de acordo com variáveis.

   (Isso é bom quando você quer tranportar algum evento para outro mapa, mas não quer duplicar ou refazer todo o processo).

   Você também pode mudar dois eventos de lugar, trocando suas posições. Para isso você deve usar a opção 'Mudar Local entre Eventos' na aba 2. Ao clicar na opção a seguinte tela será mostrada:


   Aqui você escolhe dois eventos, e quando a opção for ativada, os dois eventos trocarão de local um com o outro (essa opção é boa quando você quiser deslocar dois eventos ao mesmo tempo).

Observação: os dois eventos em questão DEVEM estar no mesmo mapa.

-Sobre ID de Terreno e ID de Evento-

   Eu sinceramente não entendi muito bem estas duas opções dos Comandos de Eventos, então vou passar a tradução do arquivo de ajuda do RPG Maker 2000.

Ao clicar em ID de Terreno, a seguinte tela será mostrada:


E ao clicar em ID de Evento a seguinte tela será mostrada:


Operação com ID de Terreno ou Evento - as características de ID de Terreno ou Evento na posição especificada serão guardados por uma variável.

Posição - a posição específica é colocada, dentro de um mapa dentro do jogo.

Por Variável - a posição específica é determinada por variáveis.

Setar ID de Terreno (ou Evento) - aqui você especifica a variável em que o ID de Terreno ou Evento adquirido é guardado.

   Nota: a posição onde o ID de terreno ou evento deve ser adquirido é limitado pelo mapa onde este evento com este comando é colocado.

   (Complicado? De fato. Eu não entendi muito bem estas opções - até porque não mexo com elas... mas quem sabe com prática não consigamos aprender melhor)

   Bom, isso é tudo por hoje. Espero que tenham gostado da aula e aguardo vocês aqui na próxima vez. Continuem praticando e até mais o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário