25/05/2015

Aula 22 - Utilizando Timer e Game Over

   Olá, fãs de RPGs e coisas legais. Recentemente recebi uma dúvida de um seguidor do blog, Wismael Rodrigues, perguntando como era possível criar um evento com timer que resultasse em game over após o tempo se esgotar. Bom, visando ajudar não só ele, mas também quem tiver a mesma dúvida, resolvi dar esta aula onde explico de forma mais ampla como criar esse tipo de evento. Espero que gostem ^^

   Primeiro, vamos criar um evento onde um garotinho inocente avisa o herói que, em 30 segundos... o mundo vai acabar! (você pode colocar essa parte no final de qualquer evento, como por exemplo após derrotar o chefe final e ele acionar o botão de destruição do castelo, dando algum tempo para a fuga dos heróis).

   Primeiro, defina o gráfico do garoto, e nas condições do evento deixe como "Apertar Tecla" e "Mesmo Nível do Herói". Vamos deixar ele parado no mapa. Agora, na parte de Comandos de Eventos, comecemos mostrando o rosto do garoto e colocando uma mensagem do tipo "Você tem 30 segundos. Após isso, tudo acaba." (Use as opções 'Gráfico de Rosto' e 'Exibir Mensagem' para fazer essas duas partes; caso não saibam como fazer vejam os tópicos anteriores).

   Depois, escolha na aba 1 da Lista de Comandos a opção 'Operações com Timer'. Selecione a posição do mostrador (escolhi esquerda). Marque na Condição Inicial a opção 'Selecionar' (para colocar o tempo), e clique em OK. Deve ficar como na figura abaixo:


   Após isso, clique novamente na opção 'Operações com Timer', mas desta vez marque na Condição Inicial a opção 'Iniciar'.

   Depois, crie um switch novo e deixe ele como ON. Sua tela deverá ficar como mostra a figura abaixo:


   Após isso, clique no botão Nova Página (na parte de cima do Editor de Evento, e marque a opção Switch, escolhendo o switch que acabamos de criar. Também, na opção Tempo I marque com os valores 0 nos minutos e nos segundos. Nas condições do evento deixe como "Início Automático" e "Abaixo do Herói".

   Agora, para a animação após o tempo acabar, nos Comandos de Eventos, primeiro escolha a opção 'Diminuir Volume' (na aba 3 da Lista de Comandos), e marque 1 segundo (10 na opção). Depois, pra dar mais uma incrementada, escolha 'Tonalidade de Tela' (na aba 2) e aumente o valor do vermelho para 150 (os  demais deixe como estão). Marque o intervalo de cor em 1 segundo, e também a opção Esperar troca de cor. Após isso, coloque um tempo de 1 segundo (usando a opção 'Esperar', na aba 2), seguida de um som de explosão (use a opção 'Movimento de Personagem', na aba 2, escolha Tocar SFX e selecione o efeito sonoro - o Object pode ser o Herói). Depois coloque mais um tempo de 0,5 (ou 5 na opção) e finalize com a opção 'Game Over' (na aba 3). A tela deverá ficar como mostra a figura abaixo:


   Dessa forma, quando o tempo de 30 segundos acabar, a tela mudará de cor, a música será interrompida, um som de explosão ocorrerá e será mostrada a tela de game over.

   Mas como faço para deter isso, Lonely Heart? Bom, para isso devemos fazer o seguinte:

   Primeiro, vamos criar um outro evento (uma menina que diz que você deteve o fim do mundo), e colocar ela no mapa (você pode colocar essa parte do evento após, por exemplo, o grupo de heróis escapar daquele castelo que mencionei antes).

   Para isso, simplesmente defina o gráfico da menina, deixando as condições como "Apertar Tecla" e "Mesmo Nivel do Herói"). E depois, nos Comandos de Eventos, escolha 'Operações com Timer' e marque na Condição Inicial a opção 'Parar'. Depois, escolha um rosto pra menina e escreva uma frase do tipo "Você deteve o fim". A tela deverá estar como na figura abaixo:


   E pronto. Quando o herói falar com o garoto, a contagem irá começar, caso ele não fale com a menina em 30 segundos será game over, e caso ele fale com a menina a contagem sumirá.

   Vale lembrar que tanto a parte do contador para game over quanto a parte que cancela o contador podem ser colocadas em qualquer evento (o inicio do contador você coloca no fim do evento, e o cancelamento do contador no começo de outro evento). Também vale mencionar que, no caso do exemplo de início do contador que eu mostrei, a primeira parte pode ficar em um evento em um mapa, enquanto a outra página pode ficar em outro evento em um mapa diferente (mas sempre marcando a opção switch, pra ligar as duas). Um bom exemplo é quando o grupo de heróis recebe um comunicado e é teleportado para outro mapa (isso em um evento no mapa 1), aí no mapa 2 você coloca a parte onde, caso o timer zere, tudo acaba.


   Bom, espero ter ajudado com essa aula. Como estou meio atarefado com a faculdade, os posts não tem saído aqui. Mas sempre que eu puder, coloco novas aulas ou resolvo as dúvidas do pessoal. Até mais o/

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