05/06/2015

Aula 23 - Criando um Banco

   Olá, fãs de RPGs e coisas legais. Após a aula anterior sobre uso do timer e do game over, recebi mais umas sugestões de aula do seguidor do blog, Wismael Rodrigues, e por esse motivo estou aqui para sanar mais algumas dúvidas referentes a alguns eventos interessantes que podem ser feitos usando o RPG Maker 2003. Espero que gostem da aula :)

--Criando um Banco--

   Nesta aula vou ensinar vocês como construir um sistema de banco no jogo. Primeiramente, coloque um personagem no mapa que deseja criar o banco - ele será o atendente (deixe nas condições 'Apertar Tecla' e 'Mesmo Nível do Herói'). Na tela de comandos comece indicando uma variável e atribuindo a ela o valor de dinheiro carregado pelos heróis. Pra isso, clique em 'Mudar Variável', na aba 1 dos Eventos de Comando, crie uma variável (dê o nome de "Moeda Atual"), deixe como 'Setar', e selecionando a opção 'Outros' no campo Operando, escolha a opção Dinheiro.

   Após essa parte, escolha um rosto e digite uma mensagem do tipo "Bem vindo ao banco. O quê deseja fazer?" (use as opções 'Gráficos de Rosto' e 'Exibir Mensagem', ambas na aba 1 dos Eventos de Comandos).

   Após isso, clique em 'Mostrar Escolhas' (aba 1), selecione a opção 'Cancelar' no lado direito, e escreva duas respostas ("Retirada" e "Depósito"). Bom, primeiro vamos cuidar da parte da retirada de dinheiro.

--Retirada de Dinheiro--

   Antes de mais nada, crie mais 3 variáveis, e chame-as de "Moeda em Conta", "Moeda Retirada" e "Moeda Depositada" (faça isso quando criar a variável "Moeda Atual" - para esta aula, vou assumir que a moeda atual é a variável 1, a moeda em conta é a variável 2, a retirada é a 3, e a depositada é a 4).

   Na resposta de retirada, primeiro coloque o gráfico de rosto do atendente, e em seguida escreva o seguinte: "Você tem \v[2] gold na conta. Quanto quer retirar?" (lembrando que \v[x] chama um valor guardado em uma variável, e o x entre colchetes é o número da variável chamada - aqui a mensagem mostrará quanto dinheiro o banco guardou para os heróis).

   Em seguida, clique na opção 'Armazenar Número' (aba 1), selecione a variável 3 ("Moeda Retirada") e escolha 6 dígitos.

   Depois clique em 'Condição IF - Fork' (aba 3), selecione em Variável a número 3 ("Moeda Retirada"), depois clique em Variáv e escolha a variável 4 ("Moeda em Conta"). Abaixo, selecione 'Igual ou Abaixo'. Deixe a opção de exceção marcada e clique em OK.

   Agora crie uma mensagem e escreva: "Você retirou \v[3] gold" (vai mostrar quanto dinheiro você retirou). Em seguida clique em 'Mudar Quantia em Dinheiro' (aba 1), marque a opção 'Adicionar Valor', clique em Variáv e escolha a variável 3 ("Moeda Retirada").

   Após isso, clique em 'Mudar Variável' (aba 1), selecione em Uma a variável 2 ("Moeda em Conta"), em Operação escolha subtração ( - ), e em Operando clique na primeira opção Variável e escolha a variável 3 ("Moeda Retirada").

   Na parte ELSE, basta colocar o gráfico do rosto do atendente, e uma mensagem dizendo: "Você excedeu a quantia para retirada". A tela deverá ficar assim:


--Depósito de Dinheiro--

   O esquema de depósito é bem parecido com o de retirada, mas com algumas diferenças pequenas. Primeiro, coloque o gráfico de rosto do atendente, e em seguida escreva o seguinte: "Sua conta tem \v[2] gold. Digite um valor para depósito".

   Em seguida, clique na opção 'Armazenar Número' (aba 1), selecione a variável 4 ("Moeda Depositada") e escolha 6 dígitos.

   Depois clique em 'Condição IF - Fork' (aba 3), selecione em Variável a número 4 ("Moeda Depositada"), depois clique em Variáv e escolha a variável 1 ("Moeda Atual"). Abaixo, selecione 'Igual ou Abaixo'. Deixe a opção de exceção marcada e clique em OK.

   Agora crie uma mensagem e escreva: "Você depositou \v[3] gold" (vai mostrar quanto dinheiro você depositou). Em seguida clique em 'Mudar Quantia em  Dinheiro' (aba 1), marque a opção 'Reduzir Valor', clique em Variáv e escolha a variável 4 ("Moeda Depositada").

   Após isso, clique em 'Mudar Variável' (aba 1), selecione em Uma a variável 2 ("Moeda em Conta"), em Operação escolha somar ( + ), e em Operando clique na primeira opção Variável e escolha a variável 4 ("Moeda Depositada").

   Na parte ELSE, basta colocar o gráfico do rosto do atendente, e uma mensagem dizendo: "Você não tem o valor suficiente que quer depositar". A tela deverá ficar assim:


   Bom, com isso você terá criado um sistema simples de banco que pode ser colocado dentro do jogo. Espero que tenham gostado da aula e até a próxima o/

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