06/05/2015

Aula 21 - Condições IF

   Olá, fãs de RPGs e coisas legais. Não tenho postado muito devido à faculdade e ao pouquíssimo tempo que tenho agora (mas não me esqueci do blog - sempre que der, vou postar algo aqui, não se preocupem). Estou aqui hoje com mais uma aula de como criar um jogo usando o RPG Maker 2003. Na aula de hoje aprenderemos um pouco sobre Condições IF.

   As condições IF servem para caso você queira que certos eventos ocorram apenas quando certas condições forem alcançadas - por exemplo, caso algum herói esteja presente no grupo, algum item esteja em posse do grupo, entre outras condições.

   Ao clicar em 'Condições IF (fork)' na aba 3 dos Eventos de Comando, a seguinte tela será mostrada (esta é a aba 1 da opção):


   Primeiramente, caso você marque a caixa de dialogo 'Excessão Possível', então é criada uma nova linha de comando que se ativará caso a condição designada não seja atingida (se não marcar esta opção, o evento prosseguirá normalmente caso a condição não seja atingida).

Switch - ao marcar esta opção, você determinará que a condição será a ativação ou não de um determinado switch a sua escolha.

Variável - ao marcar esta opção, você determinará que a condição será um determinado valor de uma variável. Pode ser um valor fixo, escolhido na opção 'Setar', ou então um valor de uma segunda variável. Você também precisará definir na opção abaixo se o valor a ser atingido para que a condição ocorra é Igual, Igual ou acima, Igual ou abaixo, Maior que, Menor que, ou Diferente do valor da variável escolhida.

Tempo 1 e 2 - ao marcar esta opção, você determinará que a condição será o valor de tempo ao usar um timer (você coloca o valor e escolhe se a condição ocorrerá caso o tempo seja maior ou menor do que o estipulado)

Dinheiro - ao marcar esta opção, você determinará que a condição ocorrerá caso a quantidade de dinheiro possuída seja maior ou menor do que o valor escolhido.

   Caso clique na aba 2, a seguinte tela será mostrada:


Item - ao marcar esta opção, você determinará que a condição ocorrerá apenas se o grupo tiver determinado item (Usado), ou não tiver (Equipado).

Herói - ao marcar esta opção, você determinará que a condição ocorrerá caso determinado herói obedeça certo critério. Esse critério e escolhido ao se clicar no botão '...'. A seguinte tela será mostrada:


*Está no Grupo - a condição ocorrerá caso o herói estiver no grupo.
*Nome - a condição ocorrerá caso o herói possua o nome determinado na opção.
*Nível - a condição ocorrerá caso o nível do herói seja igual ou maior.
*HP - a condição ocorrerá caso o HP do herói esteja com um valor igual ou maior.
*Técnica - a condição ocorrerá caso o herói tenha aprendido determinada técnica.
*Item - a condição ocorrerá caso o herói esteja equipado com determinado item.
*Condição - a condição ocorrerá caso o herói esteja sob algum status negativo.

Direção - ao marcar esta opção, você determinará que a condição ocorra apenas caso o evento esteja olhando para a direção determinada.

Veículo - ao marcar esta opção, a condição ocorrerá dependendo do veículo que estiver usando.

Evento Atual - caso marque esta opção, ela se baseará no fato de o evento começar ou não ao se pressionar o botão de confirmação.

Música (x1) - ao marcar esta opção, a música de fundo será levada em consideração, sendo tocada uma vez ou não.

   Bom, isso é tudo por enquanto. Como eu disse antes, a faculdade está me tomando bastante tempo, mas assim que possível vou escrever novas postagens aqui (incluindo explicações de como usar as variáveis e as condições IF para criar alguns eventos simples). Espero vocês aqui na próxima aula. Até mais o/

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