26/12/2014

Aula 19 - Ciclos e Eventos

   Olá fãs de RPGs e coisas legais, estou aqui para mais uma aula de como criar um jogo usando o RPG Maker 2003. E na aula de hoje vamos aprender a usar mais algumas opções dos comandos de eventos.

-Labels-

   Bom, eu nunca uso esta opção em meus jogos, mas pelo que entendi lendo o arquivo de ajuda do RPG Maker 2000 é que, ao criar uma Label usando a opção 'Definir Label' na aba 3 dos Eventos de Comando, pode-se pular todos os comandos em um evento e irmos direto para o evento após a Label definida. Por exemplo, se você criar três eventos de mensagem, e colocar uma Label antes da terceira mensagem, então poderá pular direto para lá, caso use a opção 'Ir a Label Escolhido' na aba 3 dos Comandos de Eventos no início do evento. Como eu disse, nunca uso esta opção, mas estejam livres para experimentarem.

-Ciclos-

   Um ciclo nada mais é do que uma sequência de comandos em um evento que se repetem indefinidamente, até que o ciclo seja rompido. Por exemplo, se você quiser usar senhar no jogo (vamos aprender sobre isso em outra aula), pode usar a opção 'Ciclo' antes de escolher colocar ou não o código, e assim o evento sempre voltará para essa escolha quando colocar ou não um código certo. Para interromper o ciclo, basta usar a opção 'Romper Ciclo' após um código correto ser utilizado (ou após escolher não colocar um código).

-Parar Eventos Paralelos e Reiniciar Timer-

   Usando a opção 'Parar Eventos Paralelos' da aba 3 dos Comandos de Eventos, quaisquer eventos após o uso deste comando não serão executados. Para parar definitivamente um evento, basta usar o comando 'Reiniciar Timer' no final do evento.

-Chamar Evento-

   Cada evento tem um número (ou um nome). Caso queira chamar um evento comum designado no Database, ou um evento que exista no mapa em questão, basta usar o comando 'Chamar Evento' na aba 3 dos Comandos de Eventos. Ao clicar nele, a seguinte tela será mostrada:


Eventos Comuns - caso marque esta opção, você poderá chamar quaisquer eventos que tenha programado na aba 'Eventos Comuns' no Database.

Evento de Mapa (Designação Direta) - caso marque esta opção, você poderá chamar quaisquer eventos que existam no mapa em questão.

Evento de Mapa (Designação Variável) - caso marque esta opção, você poderá usar uma variável para chamar quaisquer eventos que existam no mapa em questão.

   No caso dos eventos do mapa, você pode designar também qual página será executada quando o evento for chamado.

-Notas-

   Usando a opção 'Notas' na aba 3 dos Eventos de Comandos, você pode escrever uma explicação do evento ou de partes complexas do evento com o intuito de relembrar ou mesmo marcar tais partes. Vale lembrar que esta opção não afeta em nada o evento em questão e nem aparece durante o mesmo - isso serve mais como um lembrete.

   Bom, isso é tudo por hoje. Espero que tenham gostado da aula e estejam praticando bastante. Vejo vocês na próxima o/

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