05/12/2014

Aula 18 - Teleportar e Escapar

   Olá, fãs de RPGs e coisas legais. Estou aqui novamente com mais uma aula de como criar um jogo usando o RPG Maker 2003. Na aula de hoje aprenderemos sobre como mudar o nome do herói, e também algumas coisas sobre teleporte e escape.

-Mudando o nome do herói-

   Existe uma opção no RPG Maker que permite mudar o nome do heróis livremente. Para isso, crie um evento e escolha a opção 'Definir Nome do Herói' na aba 2. A seguinte tela será mostrada:


Herói - aqui você define qual herói deseja mudar o nome.

Nome Inicial - não se preocupe, esta parte não tem uso na versão em português.

Mostrar Nome Inicial - caso marque esta opção, o nome anterior será mostrado na tela enquanto escolhe um nome novo para o herói.

   É possível usar até 11 caractéres para nomear o herói. As letras são dispostas em pares, e cada vez que você quiser apagar alguma, o jogo apagará o par. Por exemplo: se quiser dar o nome Sarah, ele ficará assim Sa ra h; e caso queira apagar o 'h' do final, ele apagará também o segundo 'a', ficando Sa r e você terá que colocar o 'a' novamente para ficar Sa ra.

Observação: Ao mudar o nome do heróis, certifique-se de usar o comando \n[n] quando for se referir ao herói nas mensagens (o 'n' entre colchetes deve ser substituído pelo número do herói na aba 'Heróis' do Database, com 2 algarismos).
   Também é possível usar esta opção em conjunto com outras para criar senhas ou códigos durante o jogo, mas isto eu vou ensinar em outra aula.

-Criar local de teleporte-

   No RPG Maker 2003 existem duas opções especiais na aba de magias do database: Teleporte e Escape. Vamos primeiro aprender sobre o Teleporte.

   Vocês já devem ter visto em vários jogos algum item ou magia que permite ao personagem voltar para locais já visitados antes, correto? Pois bem, a opção de teleporte do RPG Maker 2003 trata-se exatamente disso: é uma magia especial que permite ao herói revisitar locais por onde já passou.

   Mas não basta apenas definir uma magia no database como teleporte; você precisa também CRIAR os locais de teleporte no jogo. Para isso, crie um evento e selecione a opção 'Lugar de Teletransporte' na aba 3 dos Eventos de Comando. A seguinte tela será mostrada:


Operações - aqui você adiciona ou apaga um ponto de teleporte. Apenas um ponto de teleporte é permitido por mapa (se quiser mais de um ponto no mesmo mapa, será preciso criar uma área usando o comando abaixo de 'Criar Novo Mapa' ao clicar com o botão direito na pasta do mapa, onde ficam todos os mapas do jogo.

Lugar de Teletransporte - ao clicar no botão '...' você poderá definir o local onde o herói aparecerá ao selecionar o local para se teleportar.

Ativar Switch traz Teletransporte - ao ativar esta opção, você determina que um switch seja ativado sempre que o personagem se teleportar - escolha o switch usando o botão '...'

   Para que o teleporte funcione, você deve habilitar a opção 'Teleportar' nas Propriedades do Mapa (clicando com o botão direito na pasta do mapa). Ou então você pode usar a opção 'Impedir Teletransporte' na aba 3 dos Comandos de Evento. A seguinte tela será mostrada:


   Aqui você pode proibir ou permitir o teleporte no mapa em questão. Eu recomendo usar estas opções no mesmo evento de teleporte para dentro de uma cidade ou área.

-Criar local de escapada-

   Vocês também já devem ter visto em diversos jogos alguns itens ou magias que permitem ao personagem escapar de cavernas, masmorras e outros locais perigosos. A opção de escape do RPG Maker 2003 faz exatamente isso. Para colocá-la em prática, selecione a opção 'Lugar de Escape' na aba 3 dos Eventos de Comando. A seguinte tela será mostrada:


Lugar de Escape - aqui você determina onde o herói aparecerá ao escapar.

Ativar Switch traz Escapar - ao ativar esta opção, você determina que um switch seja ativado sempre que o personagem escapar.

   Para que o escape funcione, vocÊ deve habilitar a opção 'Escapar' nas Propriedades do Mapa (clicando com o botão direito na pasta do mapa). Ou então você pode usar a opção 'Impedir Escapar' na aba 3 dos Comandos de Evento. A seguinte tela será mostrada:


   Aqui você pode proibir ou permitir o escape no mapa em questão. Eu recomendo usar estas opções no mesmo evento de teleporte para dentro de uma caverna ou área perigosa.

-Chamar ou impedir Save e Menu-

   Você também pode chamar a tela de menu ou de save em determinados momentos do jogo sem que o jogador escolha, como uma tela de save antes de um momento importante ou então o menu para que o jogador se prepare antes de algum evento.

   Para chamar o menu de Save escolha a opção 'Chamar Menu de Saves' na aba 3 dos Comandos de Eventos e coloque em um evento. Assim, quando o jogador ativar o evento, o menu será mostrado.

   Para chamar o Menu Principal escolha a opção 'Chamar Menu Principal' na aba 3 dos Comandos de Eventos e coloque em um evento. Assim, quando o jogador ativar o evento, o menu será mostrado.

   Você também pode desativar o menu de Saves ou o Menu Principal durante algum tempo. Para isso escolha 'Impedir Saves' ou 'Impedir Menu Principal' na aba 3 dos Eventos de Comandos, respectivamente para impedir ou ativar o menu de Save e o Menu Principal.

   No caso do menu de Saves, ele voltará a funcionar quando você entrar em uma nova área onde a opção esteja habilitada nas propriedades do mapa em questão. Quanto ao Menu Principal, ele ficará inabilitado até que você o habilite novamente com a opção 'Impedir Menu Principal'.

-Game Over e voltar ao Título-

   Se quiser colocar alguma armadilha mortal no jogo, ou opção que leve ao fim do jogo, você pode incluir no fim do evento a opção 'Game Over' na aba 3 dos Comandos de Eventos. Isso fará o jogo mostrar a tela de GameOver.

   Você também pode criar algum evento onde o jogo volte para a tela de Título, como por exemplo ao terminar os créditos. Para isso, basta incluir a opção 'Retornar à Tela Título' na aba 3 dos Eventos de Comando.

   Bom, isso é tudo por hoje. Espero que tenham gostado e aprendido um pouco mais com esta aula de hoje. Espero vocês na próxima vez o/

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