28/06/2014

Aula 8 - Mexendo com o Personagem

   Olá, fãs de RPGs e coisas legais. Estou aqui hoje para mais uma aula sobre o RPG Maker 2003. Hoje estarei detalhando mais algumas opções dos Comandos de Eventos. Espero que achem a aula interessante ^^


-Mudar Grupo-

   Esta opção é usada quando se quer incluir ou retirar algum personagem do grupo de heróis. Ao clicar nela, a seguinte tela surgirá:


Operação - usada para adicionar ou remover membros do grupo.

Substituir Herói - Aqui você pode selecionar um herói, ou então usar umavariável para definir que herói será adicionado ou removido do grupo.


-Mudar EXP-

   Esta opção serve para somar ou reduzir a experiência ganha pelos heróis livremente, sem precisarem de batalhas. Ao clicar nela, a seguinte tela surgirá:


Alvo - Aqui você escolhe se todo o grupo será afetado ou se apenas um personagem escolhido. Ainda pode usar uma variável para definir quais os alvos.

Operação - Aqui você define se a experiência será acrescentada ou diminuída.

Operando - Aqui você define uma quantidade exata de experiência, ou pode usar uma variável para definir quanta experiência será ganha ou perdida.

Opções - Caso marque esta opção, uma mensagem será mostrada caso o personagem suba de nível com o aumento de experiência.


-Mudar Nível-

   Esta opção serve para aumentar ou diminuir o nível dos personagens livremente. Ao clicar nela, a seguinte tela surgirá:


Alvo - Aqui você escolhe se todo o grupo será afetado ou se apenas um personagem escolhido. Ainda pode usar uma variável para definir quais os alvos.

Operação - Aqui você define se o nível será acrescentado ou diminuído.

Operando - Aqui você define a quantidade de níveis ou pode usar uma variável  para definir quantos níveis serão ganhos ou perdidos.

Opções - Caso marque esta opção, uma mensagem será mostrada quando o personagem subir de nível.


-Mudar Atributos-

   Esta opção serve para aumentar um dos 6 atributos dos personagens (HP, MP, Ataque, Defesa, Sabedoria ou Agilidade) livremente. Ao clicar na opção, a seguinte tela surgirá:


Alvo - Aqui você escolhe se todo o grupo será afetado ou se apenas um personagem escolhido. Ainda pode usar uma variável para definir quais os alvos.

Operação - Aqui você define se o atributo será aumentado ou reduzido.

Custo Habilidade - Aqui você escolhe qual atributo será remanejado.

Operando - Aqui você define a quantidade de pontos remanejados ou pode usar  uma variável para definir a quantidade que será acrescentada ou diminuída.


-Mudar Técnica-

   Esta opção serve para ensinar uma nova técnica para algum personagem livremente (desde que a técnica seja adequada para ele, de acordo com o que foi definido na aba 'Habilidades' do Database). Ao clicar na opção, a seguinte tela surgirá:


Alvo - Aqui você escolhe se todo o grupo será afetado ou se apenas um personagem escolhido. Ainda pode usar uma variável para definir quais os alvos.

Operação - Aqui você define se a técnica será aprendida ou esquecida.

Trocar Técnicas - Aqui você pode escolher uma técnica dentre as que foram criadas no Database, ou então usar uma variável (o número da variável será o mesmo da técnica, por exemplo, se a bola de fogo for a quinta técnica na aba de 'Habilidades', ao usar um 5 como número de variável, ele representará a quinta técnica, ou seja, a bola de fogo).


-Mudar Equipamento-

   Esta opção serve para mudar livremente o equipamento dos personagens. Ao clicar na opção, a seguinte tela surgirá:


Alvo - Aqui você escolhe se todo o grupo será afetado ou se apenas um personagem escolhido. Ainda pode usar uma variável para definir quais os alvos.

Operação - Aqui você define se o equipamento será equipado ou removido.

Item a Equipar - Caso se escolha equipar um item, você pode definir qual será o equipamento, ou então usar uma variável para definí-lo (o número da variável corresponderá ao número do equipamento na aba 'Itens' do Database).

Opções de Remoção de Equipamento - Caso se escolha remover um equipamento, você pode decidir se será apenas a Arma, Escudo, Armadura, Elmo, Acessório (Outros), ou então se é todo o equipamento.


   Bom, por enquanto é só. Espero que tenham gostado das explicações e estejam progredindo na arte de criar jogos de rpg. Até a próxima o/

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