01/06/2014

Aula 6 - Lojas de Itens

   Olá, fãs de RPGs e coisas legais. Hoje estou aqui depois de um bom tempo para mais uma aula (culpa de um trabalho temporário que estive fazendo pra ajudar um colega em uma banca de jornais; e também da Vivo Telefônica, que SUMIU com o sinal de telefone por quase uma semana...)

   Na aula de hoje irei ensinar como se criar uma loja de itens no RPG Maker, além de explicar melhor sobre os diferentes tipos de itens que podem ser criados na aba 'Itens' do Database.

   Primeiramente, você deve criar um evento (pode ser naquele mapa do interior da casa, que criamos anteriormente). Crie algo como mostrado na figura abaixo:


   Logo em seguida, dê duplo clique na tela de Comandos de eventos e escolha a opção 'Chamar Loja', na segunda aba. Clique nela e a seguinte opção irá surgir:


Agora, vamos para as explicações:

Tipo de Loja - Aqui você define se a loja apenas vende itens, se apenas compra itens dos heróis, ou ambos.

Tipo de Mensagem - Aqui você seleciona o tipo de mensagem dita ao heróis, de acordo com os 3 tipos definidos no Database (na sessão Vocabulário).

Definições Personalizadas - Caso marque esta opção, você irá criar uma condição 'IF' assim que o personagem deixar a loja. essa condição 'IF' checa se o herói comprou ou não algo na loja antes de sair, mas não o que foi comprado.

Itens a Venda - aqui você define quais itens a loja terá para a venda. Você pode usar os botões para adicionar ou deletar os itens (um duplo clique serve para adicionar itens também).

Abaixo segue uma imagem de como irá ficar (com a marcação em 'Definições Personalizadas'):


   Agora basta clicar em OK e pronto, temos agora um vendedor em nosso jogo. Caso queira, você também pode colocá-lo atras de um balcão. Nesse caso, dá pra fazer duas coisas.

1) Você pode colocar o evento sem personagem algum em cima do balcão, deixando como 'Mesmo Nível do Herói' e 'Apertar Tecla' (mas colocando o charaset do vendedor do outro lado do balcão, sem evento algum).

2) Deixar o evento no charaset, e colocá-lo atrás do balcão, desde que ele tenha sido marcado com o atributo 'Conter' na aba Chipset do Database, conforme mostra a figura abaixo:


-Tipos de itens-

   Na aba 'Itens' do Database você pode criar quantos itens quiser, e eles podem ser de 11 tipos diferentes:

Bens Comuns - São os famosos itens 'Chave', que são adquiridos durante o jogo e não tem um uso específico (são mais como troféus ou itens importantes).

Arma - São os equipamentos de ataque dos heróis. Você define os tipos, dano e atributos, bem como outras características.

Escudo, Armadura, Helmo - São os equipamentos defensivos dos heróis (perceba que Elmo está escrito errado ^^ ). Você define os tipos, valores e atributos, bem como outras características.

Outros - São os acessórios. Aqui você define os tipos (colares, braceletes, pingentes) e que bônus ou redutores eles oferecem.

Medicinal - Aqui são definidos os itens de cura, tanto de HP e MP quanto de status negativos.

Livro - São os famosos livros ou pergaminhos que ensinam magias ou técnicas para os heróis. Você pode definir qual ataque será aprendido com cada item.

Material - São os itens que aumentam os atributos dos heróis quando usados.

Único, Switch - São itens especiais. Pode ser uma varinha que sempre lança cura quando usada, ou então um item que te transporta pra uma sala secreta. A imaginação é o limite para que item pode ser criado aqui (depois explico melhor sobre eles)

(Observação: dá pra colocar atributos negativos nos equipamentos, como por exemplo uma espada ou couraça que aumenta a defesa mas é pesada e diminui a agilidade. Basta diminuir o valor para abaixo de zero - essa opção pode passar despercebida, por isso o lembrete ^^ )

   Bom, e pra terminar, vale lembrar que é sempre bom colocar alguma mensagem antes e depois do evento da loja (como se o vendedor cumprimentasse os heróis).


   Isso é tudo por enquanto. Na próxima aula vou ensinar como criar um local para os heróis descansarem, bem como um cristal de save e/ou cura. Até mais o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário