04/05/2014

Aula 5 - Opções de Mensagem

   Olá, fãs de RPG e coisas legais. Estou aqui novamente para outra aula sobre RPG Maker. E o assunto hoje será 'Criação de Mensagens' no jogo.

   Nas aulas anteriores eu dei uma breve explicação sobre isso e aprendemos a colocar uma mensagem em uma placa no mapa do mundo (lembram?). Bom, nesta lição vocês aprenderão alguns segredos para deixar suas mensagens muito mais divertidas e interessantes.

Estilo de Mensagem

   Primeiramente, vamos aprender sobre os estilos de mensagem. Na primeira aba dos comandos de eventos, clique na opção 'Estilo de Mensagem'. A seguinte tela será exibida:


   Primeiro temos a opção de 'Tipo de Janela'. Caso deixem a opção 'Normal' assinalada, a janela de mensagem será mostrada como na figura abaixo (com a caixa de diálogo aparecendo):


   Caso assinalem a opção 'Transparente', então a janela será mostrada como na figura abaixo (sem a caixa de diálogo, apenas as letras):


   A seguir temos as opções de posição da mensagem. Você pode posisioná-la na parte superior da tela, na parte inferior (como nas figuras anteriores), ou então no meio da tela.

Em seguida temos duas opções extras.

  • Autoscroll: Caso marque esta opção, a caixa de diálogo se moverá para cima ou para baixo da tela sempre que o herói estiver posisionado embaixo da mensagem (mesmo que você tenha selecionado a posição antes). Caso desmarque esta opção, então toda vez que o herói estiver embaixo da caixa de diálogo, será oculto por ela.

  • Eventos Esperam pra Continuar: Quando a mensagem é mostrada, qualquer evento paralelo para de ser executado. Caso queira que o veneto continue, então basta marcar esta opção.
   [Observação importante: sempre que marcar uma destas opções em um evento, ela irá valer para TODAS as mensagens que aparecerem durante o jogo. Será necessário criar outro evento usando este comando para mudar a configuração das mensagens]

Gráficos de Rosto

   Também podemos inserir um rosto sempre que uma mensagem for mostrada. Isso deixa o jogo visualmente melhor, pois com isso sabemos exatamente quem está falando o quê. Para isso, basta selecionar 'Gráficos de Rosto' na primeira aba dos comandos de evento. A seguinte tela será mostrada:


   Ao clicar em 'Definir' você poderá escolher um rosto entre aqueles que vieram no pacote de RTP (recursos), bem como qualquer outro que tiver feito e importado para o programa.

   O botão 'Deletar' apaga o rosto selecionado. Isso é bom quando se tem uma mensagem onde o rosto deve aparecer, e em seguida temos uma que não precisa de rosto algum (caso não se apague o rosto - e coloque esta opção com o rosto apagado - antes da mensagem, então as que não quer um rosto aparecerão com o último rosto selecionado e usado no evento).

   Do lado temos as opções de posicionamento que o rosto terá na caixa de diálogo. Você pode posicioná-lo tanto na esquerda quanto na direita. E abaixo temos a opção para inverter o gráfico selecionado horizontalmente (bom quando o rosto fica posicionado na esquerda e queremos que olhe para o lado oposto).

   Um detalhe importante: Até 50 caractéres podem ser inseridos por linha em uma  mensagem sem rosto, em um total de 200 (você pode ver o limite graças a uma marca d'água do lado  direito da caixa de mensagens, conforme a imagem abaixo):


   Caso se insira um rosto, o número de caractéres por linha cai para 38, em um total de 152 (caso de escreva algo que ultrapasse as 38 linhas, então a palavra aparecerá cortada). Você deve editar a mensagem manualmente na opção 'Exibir Mensagem'

Mostrar escolhas

   Também podemos criar eventos onde mais de uma opção pode ser escolhida durante uma conversa, podendo obter até 5 resultados diferentes. Para isso, escolha a opção 'Mostrar Escolha' na primeira aba dos comandos de evento. A seguinte tela será mostrada:


   Aqui você pode escrever até 4 escolhas diferentes que o herói poderá tomar. Cada campo comporta até 32 caractéres.

   Ao lado temos as opções de cancelamento, ou seja, qual opção será usada para se cancelar a escolha. A opção 'Ignorar' faz com que não se possa cancelar a mensagem até que uma escolha seja selecionada, enquanto a opção 'Cancelar' faz com que você cancele a mensagem simplesmente apertando o Esc ou X, o que mantem todas as outras 4 opções livres para serem usadas como desejar. Você também pode selecionar uma das opções como a de cancelamento, e sempre deve especificar quantas respostas a escolha terá.

Opções extras para mensagens

   Agora vou ensinar uns macetes interessantes para personalizar suas mensagens, como mudança de cores, velocidade de texto, símbolos, entre outras coisinhas (você deve inserir esses códigos enquanto digita a mensagem. Por exemplo: para o texto vermelho, deverá digitar \c[5] na frente do texto que quer que fique vermelho)
  • \c[n] - muda a cor do texto (n deve ser trocado por um número entre 0 e 19). Veja as imagens abaixo para saber qual número deixa o texto de que cor:

  • \s[n] - muda a velocidade do texto (n deve ser trocado por um número entre 1 e 20, sendo 1 muito rápido sem pausa e 20 bastante lento).
  • \n[n] - mostra o nome do herói (n deve ser trocado pelo número do heróis, de acordo com a ordem que estiver no Database).
  • \v[n] - mostra o valor de uma variável (n deve ser trocado pelo número da variável que deseja mostrar o valor).
  • \$ - mostra o dinheiro possuído (ele aparecerá em uma janelinha no canto superior direito).
  • \! - pausa a mensagem e só volta a mostrar o restante quando o botão de ação é pressionado.
  • \. - coloca uma pausa de 1/4 de segundo antes da próxima letra.
  • \| - coloca uma pausa de 1 segundo antes da próxima letra.
  • \_ - insere meio espaço, caso queira espaçar um pouco as palavras.
  • \^ - Faz com que a mensagem feche sozinha, ou no caso de mais de uma mensagem faz com que o texto prossiga sem precisar apertar o botão de ação.
  • \\ - insere o caractére '\' no texto (caso se escreva apenas \, nada aparecece)
Além destas opções, podemos também inserir alguns símbolos especiais no texto. Abaixo seguem todos os possíveis símbolos e seus códigos, bem como uma imagem mostrando-os (você deve inserir os códigos enquanto digita a mensagem).

Símbolos de Inventário:
$A: Espada    $B: Escudo    $C: Estrela de Davi

Símbolos Planetários:
$D: Sol            $E: Lua            $F: Mercúrio
$G: Vênus       $H: Terra         $I: Marte
$J: Júpiter        $K: Saturno     $L: Urano
$M: Netuno     $N: Plutão

Signos Astrológicos:
$O: Áries                  $P: Touro               $Q: Gêmeos
$R: Câncer                $S: Leão                $T: Virgem
$U: Libra                  $V: Escorpião        $W: Sagitário
$X: Capricórnio        $Y: Aquário           $Z: Peixes

Símbolos Variados:
$a: Rosto (sorrindo)            $b: Rosto (Normal)            $c: Rosto (triste)
$d: Gota                               $e: 2 Gotas                         $f: Naipe Espada (branco)
$g: Naipe Copas (branco)    $h: Naipe Ouro (branco)    $i: Naipe Paus (branco)
$j: Naipe Espada (preto)      $k: Naipe Copas (preto)     $l: Naipe Ouro (preto)
$m: Naipe Paus (preto)        $n: Caveira Pirata               $o: Cruz
$p: Sol Preto                        $q: Lua Preta                       $r: Bolinha

Setas:
$s: Norte              $t: Leste               $u: Sul
$v: Oeste             $w: Nordeste        $x: Sudeste
$y: Sudoeste        $z: Noroeste



   Bom, isso é tudo por enquanto. Espero que tenham gostado desta aula e aprendido muita coisa a mais sobre criação de jogos com o RPG Maker 2003. Assim como nas aulas anteriores, algumas coisas escritas aqui foram traduzidas do arquivo de ajuda que consta no RPG Maker 2000 (uma vez que a versão 2003 não tem um arquivo de ajuda).

Tudo de bom pra todos e até a próxima o/

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