03/05/2014

Aula 4 - Revisando

   Olá, fãs de RPG e coisas legais. Hoje estou aqui para explicar melhor os comandos que utilizamos até o momento, ou seja, 'Switch', 'Adicionar Item',  Mudar Dinheiro', 'Teletransporte' e 'Movimento de Personagem'.

Editor de Switches (figura abaixo):


   Descrição - Os switches podem ser ligados, desligados, ou então operados livremente durante o jogo. Especifique um nome ou quantidade, ou então se baseie em uma variável. Você pode usar um dos três métodos seguintes:
  • Um: Apenas um switch é operado. Clique no botão [...] ao lado da caixa de diálogos para selecionar ou criar novos switches (lembre-se de sempre dar nomes diferentes aos switches).
  • Vários: Aqui você pode ativar ou desativar vários switches de uma vez.
  • Variável: Aqui o switch com o mesmo valor numérico especificado em uma variável é operado. Por exemplo, se um switch for o segundo na lista e você especificar o valor da variável como 2, então o switch acionado ou desligado será justamente o segundo.

Em 'Operação' é selecionada a função exercida pelo switch.
  • ON: liga o switch.
  • OFF: desliga o switch.
  • ON/OFF Trigger: se o switch estiver ligado, então ele é ligado, e vice versa (bom para eventos de ligar ou desligar a luz, cortinas, alavancas, etc).

Adicionar Item (figura abaixo):


   Descrição - O item que o herói pode ganhar ou perder são definidos aqui. Um tipo de item pode ser adicionado ou diminuído pra cada comando inserido.
  • Adicionar Itens: adiciona itens ao inventário do herói.
  • Excluir Itens: diminui itens do inventário do herói.

Em 'Adicionar/Excluir Itens' você determina o tipo do item.
  • Fixar: aqui você seleciona um item específico contido na lista de itens que criou no Database.
  • Variável: aqui, o item com o mesmo valor numérico é adicionado ou diminuído de acordo com a operação de variável escolhida. Por exemplo, se o item número 2 for um elixir, e você colocar como variável o número 2, então o item que será adicionado ou diminuído será o elixir.

Em 'Operando' você determina a quantidade do item escolhido.
  • Setar: aqui você especifica a quantidade de itens que serão adicionados ou diminuídos do inventário, entre 1 e 99.
  • Variável: aqui, a quantidade de itens adicionada ou diminuída é determinada pelo valor inserido na variável. Por exemplo, se colocou como valor 'entre 2 e 5', então ao receber ou perder um item, a quantidade poderá variar entre 2 e 5.

Trocar Quantia de Dinheiro (figura abaixo):


   Descrição - Com este comando a quantidade de dinheiro possuído pelo herói pode ser aumentada ou diminuída.
  • Adicionar Valor: adiciona dinheiro.
  • Reduzir Valor: Reduz o dinheiro.

Em 'Operando' você determina a quantidade de dinheiro.
  • Setar: aqui você especifica a quantidade de dinheiro que será adicionado ou diminuído, entre 1 e 999999.
  • Variável: aqui, a quantidade de dinheiro adicionado ou diminuído é determinado pelo valor inserido na variável. Por exemplo, se colocou como valor 'entre 300 e 2000', então ao receber ou perder dinheiro, a quantidade poderá variar entre 300 e 2000.

Teletransporte (figura abaixo):


   Descrição - Com esta opção você pode locomover o herói pelos diversos mapas que compõem seu jogo. Isto é um evento, não uma habilidade do personagem. Use-o para mudar de mapa, ou de posição em um mesmo mapa. A tela da esquerda  mostra todos os mapas criados por você em diretórios, enquanto que a tela da direita mostra o mapa selecionado no momento e é usada para especificar o local exato para onde quer que o personagem vá ao ser teleportado.

   Abaixo temos as opções de 'Direção do Herói'. Elas servem para especificar em que direção o herói estará olhando quando aparecer no mapa novo (Se deixar em 'Normal' ele estará olhando para a direção que estava seguindo antes de ser mandado para o mapa novo).

   Temos também os botões '1/1', '1/2' e '1/4' que servam para aumentar ou diminuir o zoom do mapa mostrado na tela da direita.

Movimento de Personagem (figura abaixo):


   Descrição - Com este comando, o movimento do herói, veículo ou de um evento é especificado. Esta opção é a mesma daquela caso escolha 'Tipo de Movimento - Por esta Rota' ao criar um evento (personagem por exemplo).
  • Object (Objeto): Aqui você define o que será movido (herói, algum veículo, algum evento específico ou o mesmo onde você inseriu os comandos (Este Evento).
  • Frequência de Movimento: aqui você especifica a frequência do movimento entre 1 e 8, sendo que 1 é um movimento lento e 8 um movimento rápido.
  • Rota do Evento: aqui você pode gerenciar todas as opções que selecionou.
  • Botões 'Deletar' e 'Limpar Tudo': servem para deletar um comando inserido na janela de 'Rota do Evento' ou então apagar todos os comandos inseridos.
  • Repetir Operação: ao marcar esta opção, os comandos serão repetidos do começo ao fim continuamente.
  • Ignorar se Não Puder Mover: ao marcar esta opção, caso o objeto se mova para um tileset marcado com X (no Database), então o movimento é interrompido.
[Detalhe: Na lista de comandos, caso dois ou mais eventos do mesmo objeto sejam especificados, apenas o último será ativado.] 

Botões da lista de comandos

Use os botões para especificar direções, efeitos, e outras coisas. Abaixo seguem as desrições:
  • Passo Adiante: move o evento um passo para cima.
  • Passo à Direita: move o evento um passo para a direita.
  • Passo Abaixo: move o evento um passo para baixo.
  • Passo à Esquerda: move o evento um passo para a esquerda.
  • Passo à Direita Sup.: move o evento diagonalmente 1 passo pra  direita e acima.
  • Passo à Direita Inf.: move o evento diagonalmente 1 passo pra direita e abaixo.
  • Passo à Esquerda Sup.: move o evento diagonalmente 1 passo pra esquerda e acima.
  • Passo à Esquerda Inf.: move o evento diagonalmente 1 passo pra esquerda e abaixo.
  • Passo Aleatório: move o evento em uma direção aleatória.
  • Passo Seguindo o Herói: move o evento na direção do herói.
  • Passo Fugindo do Herói: afasta o evento do herói.
  • Passo à Frente: move o evento um passo na direção em que estiver olhando.
  • Movimento mais Veloz: aumenta em um nível a velocidade do movimento.
  • Movimento menos Veloz: diminui em um nível a velocidade do movimento.
  • Olhar para Cima: vira o evento para cima.
  • Olhar para Direita: vira o evento para a direita.
  • Olhar para Baixo: vira o evento para baixo.
  • Olhar para Esquerda: vira o evento para a esquerda.
  • Girar 90° à Direita: gira o evento 90 graus para a direita.
  • Girar 90° à Esquerda: gira o evento 90 graus para a esquerda.
  • Girar 180°: gira o evento para a posição oposta de onde estava olhando.
  • 90° da Direita à Esquerda: gira o evento 90 graus para a direita ou para a esquerda (a direção é escolhida aleatoriamente).
  • Direção Aleatória: gira o evento para uma direção aleatória.
  • Olhar para o Herói: vira o evento na direção do herói.
  • Não Olhar para o Herói: faz o evento virar de costas para o herói.
  • Esperar um Momento: cria uma pequena pausa entre os comandos escolhidos.
  • Aumentar Frequência: aumenta a frequência do movimento em um nível.
  • Diminuir Frequência: diminui a frequência do movimento em um nível.
  • Iniciar Pulo: inicia um pulo (você deve inserir uma rota em seguida).
  • Terminar Pulo: termina um pulo (após inserir a rota).
  • Direção Fixa: fixa a direção em que o evento estiver olhando.
  • Cancelar Direção Fixa: cancela a direção fixada em um evento.
  • Escorregar (Iniciar): permite atravessar tiles marcados com X no Database.
  • Escorregar (Terminar): encerra o movimento de passar por tiles marcados com X.
  • Parar Animação: para a animação do evento.
  • Resumir Animação: retorna com a animação do evento.
  • Aumentar Transparência: aumenta a transparência do evento em um nível.
  • Diminuir Transparência: diminui a transparência do evento em um nível.
  • Switch ON: liga um switch especifico durante o movimento.
  • Switch OFF: desliga um switch especifico durante o movimento.
  • Mudar Gráfico: muda o gráfico mostrado pelo evento (como a aparência de um objeto ou personagem, por exemplo).
  • Tocar SFX: reproduz um efeito sonoro durante o evento.

   Bom, isso é tudo por enquanto. Espero que tenham gostado das explicações e que com isso tenham conseguido entender melhor o funcionamento das opções utilizadas até o momento. Tudo de bom pra todos e espero vocês aqui na próxima vez.

Até mais o/

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