Editor de Switches (figura abaixo):
Descrição - Os switches podem ser ligados, desligados, ou então operados livremente durante o jogo. Especifique um nome ou quantidade, ou então se baseie em uma variável. Você pode usar um dos três métodos seguintes:
- Um: Apenas um switch é operado. Clique no botão [...] ao lado da caixa de diálogos para selecionar ou criar novos switches (lembre-se de sempre dar nomes diferentes aos switches).
- Vários: Aqui você pode ativar ou desativar vários switches de uma vez.
- Variável: Aqui o switch com o mesmo valor numérico especificado em uma variável é operado. Por exemplo, se um switch for o segundo na lista e você especificar o valor da variável como 2, então o switch acionado ou desligado será justamente o segundo.
Em 'Operação' é selecionada a função exercida pelo switch.
- ON: liga o switch.
- OFF: desliga o switch.
- ON/OFF Trigger: se o switch estiver ligado, então ele é ligado, e vice versa (bom para eventos de ligar ou desligar a luz, cortinas, alavancas, etc).
Adicionar Item (figura abaixo):
- Adicionar Itens: adiciona itens ao inventário do herói.
- Excluir Itens: diminui itens do inventário do herói.
Em 'Adicionar/Excluir Itens' você determina o tipo do item.
- Fixar: aqui você seleciona um item específico contido na lista de itens que criou no Database.
- Variável: aqui, o item com o mesmo valor numérico é adicionado ou diminuído de acordo com a operação de variável escolhida. Por exemplo, se o item número 2 for um elixir, e você colocar como variável o número 2, então o item que será adicionado ou diminuído será o elixir.
Em 'Operando' você determina a quantidade do item escolhido.
- Setar: aqui você especifica a quantidade de itens que serão adicionados ou diminuídos do inventário, entre 1 e 99.
- Variável: aqui, a quantidade de itens adicionada ou diminuída é determinada pelo valor inserido na variável. Por exemplo, se colocou como valor 'entre 2 e 5', então ao receber ou perder um item, a quantidade poderá variar entre 2 e 5.
Trocar Quantia de Dinheiro (figura abaixo):
Descrição - Com este comando a quantidade de dinheiro possuído pelo herói pode ser aumentada ou diminuída.
- Adicionar Valor: adiciona dinheiro.
- Reduzir Valor: Reduz o dinheiro.
Em 'Operando' você determina a quantidade de dinheiro.
- Setar: aqui você especifica a quantidade de dinheiro que será adicionado ou diminuído, entre 1 e 999999.
- Variável: aqui, a quantidade de dinheiro adicionado ou diminuído é determinado pelo valor inserido na variável. Por exemplo, se colocou como valor 'entre 300 e 2000', então ao receber ou perder dinheiro, a quantidade poderá variar entre 300 e 2000.
Teletransporte (figura abaixo):
Descrição - Com esta opção você pode locomover o herói pelos diversos mapas que compõem seu jogo. Isto é um evento, não uma habilidade do personagem. Use-o para mudar de mapa, ou de posição em um mesmo mapa. A tela da esquerda mostra todos os mapas criados por você em diretórios, enquanto que a tela da direita mostra o mapa selecionado no momento e é usada para especificar o local exato para onde quer que o personagem vá ao ser teleportado.
Abaixo temos as opções de 'Direção do Herói'. Elas servem para especificar em que direção o herói estará olhando quando aparecer no mapa novo (Se deixar em 'Normal' ele estará olhando para a direção que estava seguindo antes de ser mandado para o mapa novo).
Temos também os botões '1/1', '1/2' e '1/4' que servam para aumentar ou diminuir o zoom do mapa mostrado na tela da direita.
Abaixo temos as opções de 'Direção do Herói'. Elas servem para especificar em que direção o herói estará olhando quando aparecer no mapa novo (Se deixar em 'Normal' ele estará olhando para a direção que estava seguindo antes de ser mandado para o mapa novo).
Temos também os botões '1/1', '1/2' e '1/4' que servam para aumentar ou diminuir o zoom do mapa mostrado na tela da direita.
Movimento de Personagem (figura abaixo):
Descrição - Com este comando, o movimento do herói, veículo ou de um evento é especificado. Esta opção é a mesma daquela caso escolha 'Tipo de Movimento - Por esta Rota' ao criar um evento (personagem por exemplo).
- Object (Objeto): Aqui você define o que será movido (herói, algum veículo, algum evento específico ou o mesmo onde você inseriu os comandos (Este Evento).
- Frequência de Movimento: aqui você especifica a frequência do movimento entre 1 e 8, sendo que 1 é um movimento lento e 8 um movimento rápido.
- Rota do Evento: aqui você pode gerenciar todas as opções que selecionou.
- Botões 'Deletar' e 'Limpar Tudo': servem para deletar um comando inserido na janela de 'Rota do Evento' ou então apagar todos os comandos inseridos.
- Repetir Operação: ao marcar esta opção, os comandos serão repetidos do começo ao fim continuamente.
- Ignorar se Não Puder Mover: ao marcar esta opção, caso o objeto se mova para um tileset marcado com X (no Database), então o movimento é interrompido.
[Detalhe: Na lista de comandos, caso dois ou mais eventos do mesmo objeto sejam especificados, apenas o último será ativado.]
Botões da lista de comandos
Use os botões para especificar direções, efeitos, e outras coisas. Abaixo seguem as desrições:
- Passo Adiante: move o evento um passo para cima.
- Passo à Direita: move o evento um passo para a direita.
- Passo Abaixo: move o evento um passo para baixo.
- Passo à Esquerda: move o evento um passo para a esquerda.
- Passo à Direita Sup.: move o evento diagonalmente 1 passo pra direita e acima.
- Passo à Direita Inf.: move o evento diagonalmente 1 passo pra direita e abaixo.
- Passo à Esquerda Sup.: move o evento diagonalmente 1 passo pra esquerda e acima.
- Passo à Esquerda Inf.: move o evento diagonalmente 1 passo pra esquerda e abaixo.
- Passo Aleatório: move o evento em uma direção aleatória.
- Passo Seguindo o Herói: move o evento na direção do herói.
- Passo Fugindo do Herói: afasta o evento do herói.
- Passo à Frente: move o evento um passo na direção em que estiver olhando.
- Movimento mais Veloz: aumenta em um nível a velocidade do movimento.
- Movimento menos Veloz: diminui em um nível a velocidade do movimento.
- Olhar para Cima: vira o evento para cima.
- Olhar para Direita: vira o evento para a direita.
- Olhar para Baixo: vira o evento para baixo.
- Olhar para Esquerda: vira o evento para a esquerda.
- Girar 90° à Direita: gira o evento 90 graus para a direita.
- Girar 90° à Esquerda: gira o evento 90 graus para a esquerda.
- Girar 180°: gira o evento para a posição oposta de onde estava olhando.
- 90° da Direita à Esquerda: gira o evento 90 graus para a direita ou para a esquerda (a direção é escolhida aleatoriamente).
- Direção Aleatória: gira o evento para uma direção aleatória.
- Olhar para o Herói: vira o evento na direção do herói.
- Não Olhar para o Herói: faz o evento virar de costas para o herói.
- Esperar um Momento: cria uma pequena pausa entre os comandos escolhidos.
- Aumentar Frequência: aumenta a frequência do movimento em um nível.
- Diminuir Frequência: diminui a frequência do movimento em um nível.
- Iniciar Pulo: inicia um pulo (você deve inserir uma rota em seguida).
- Terminar Pulo: termina um pulo (após inserir a rota).
- Direção Fixa: fixa a direção em que o evento estiver olhando.
- Cancelar Direção Fixa: cancela a direção fixada em um evento.
- Escorregar (Iniciar): permite atravessar tiles marcados com X no Database.
- Escorregar (Terminar): encerra o movimento de passar por tiles marcados com X.
- Parar Animação: para a animação do evento.
- Resumir Animação: retorna com a animação do evento.
- Aumentar Transparência: aumenta a transparência do evento em um nível.
- Diminuir Transparência: diminui a transparência do evento em um nível.
- Switch ON: liga um switch especifico durante o movimento.
- Switch OFF: desliga um switch especifico durante o movimento.
- Mudar Gráfico: muda o gráfico mostrado pelo evento (como a aparência de um objeto ou personagem, por exemplo).
- Tocar SFX: reproduz um efeito sonoro durante o evento.
Bom, isso é tudo por enquanto. Espero que tenham gostado das explicações e que com isso tenham conseguido entender melhor o funcionamento das opções utilizadas até o momento. Tudo de bom pra todos e espero vocês aqui na próxima vez.
Até mais o/
Nenhum comentário:
Postar um comentário