06/04/2013

O quê um bom jogo de RPG deve conter.

   Olá, fãs de RPGs e coisas legais. Estou meio que de volta com o blog (estava meio parado ultimamente por conta de problemas pessoais, situação climática e falta de interesse - coisas normais que ocorrem com todo escritor de blog um dia...).

   Bom, hoje estou aqui não para apresentar mais matérias sobre o RPG Maker (pelo menos por enquanto), mas sim para explicar um pouco mais sobre como desenvolver uma boa história de RPG.

   1- Primeiramente, você deve definir o estilo que o jogo terá: será um RPG clássico, como Final Fantasy e Dragon Quest? Será um RPG com um sistema de batalha ou exploração diferente, como Chrono Trigger ou Lufia? Será um jogo de RPG misturado com suspense e/ou terror, como Parasite Eve ou Yume Nikki (este ALIÁS feito no RPG Maker)? Ou será algo totalmente diferente do que eu apresentei até o momento?

   *Uma coisa que tenho visto com bastante frequência é o uso do RPG Maker na criação de jogos cheios de elementos de suspense e terror. E não pensem que por serem 2D esses jogos não assustam... Ainda me lembro dos sustos que levei jogando "A Mansão" e "Fear"...

  2-  Bom, voltando ao assunto, decidido o gênero do jogo, deve-se decidir se ele terá elementos apenas do banco de dados do RPG Maker, ou se terá recursos originais feitos por você (no meu caso, gosto de fazer meus personagens e outras coisas, embora leve BASTAAAANTE tempo para desenvolver tudo de que preciso... ainda mais que só uso o Paint...). No caso de estar começando a mexer com o RPG Maker, recomendo fortemente que use apenas os recursos do programa, pelo menos até aprender os requisitos para se criar recursos novos (e obter uma paciência beirando o absurdo...).

    3- Caso seu jogo seja muito curto e tenha tudo em mente então não precisa seguir essa etapa. Caso contrário, recomento IMENSAMENTE que anotem tudo o que desejam incluir no jogo em um caderno ou folha a parte. Personagens, Itens, Magias, Listas de Inimigos, Rascunhos dos Mapas... Tudo mesmo (No jogo que estou fazendo no momento, anotei tudo isso - e mais um pouco - além de ter feito, a mão, os desenhos de todos os personagens antes de passar para o computador - com o Paint. E lembro que, em Village D'Onaizers 3, eu anotei até como cada personagens devia se comportar e falar - incluíndo como cada um chamava os demais... sim, sou meio louco mesmo...).

   4- Com a idéia, o gênero, e as anotações em mãos, é hora de colocar as mãos na massa... ou melhor, no programa. SEMPRE comece a desenvolver seu jogo pelo Banco de Dados (que citei nas aulas anteriores). Geralmente eu começo com Itens, Condições e outras coisas básicas, deixando coisas como Habilidades, Heróis e Inimigos para o final...

   5- Terminados todos os ajustes no Banco de Dados (e vão por mim, isso demora MUITO dependendo do jogo...), finalmente chega a hora de colocar a criatividade (e os rascunhos dos mapas) em prática e começar a literalmente DESENHAR O MUNDO DE SEU JOGO.

   *Geralmente o primeiro mapa que os Makers (como são chamados os que criam jogos) fazem são o Mapa Geral do Mundo, ou um mapa da Introdução. Mas a escolha é de cada um...

   6- Terminando. Vou tentar manter o blog ativo o quanto puder, e nesse meio tempo vou passando umas dicas de como fazer tudo o que disse aqui na prática. Sei que muita gente gostaria de já criar um herói que saísse pelo mundo derrotando monstros, abrindo baús com tesouros e ganhando experiência, mas vamos aos poucos. Com o tempo e prática, todos os que lêem esse blog serão mais do que capazes de criarem jogos interessantes e divertidos (e eu adoraria jogar e testar esses jogos^^).

   Bom, então é isso. Boa sorte e até a próxima, fãs de RPGs. o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário