Olá, amantes de RPG e Holy Avenger. Venho hoje, por meio desta postagem, para animá-los ainda mais. Lembram do link que coloquei na postagem anterior, contendo programas de criação de RPG e recursos? Agora irei disponibilizar o link contendo o jogo de Holy Avenger, que fiz há alguns anos.
http://www.mediafire.com/?9311t33w62sixl8
Antes de mais nada, instalem o programa RTPmu, contido na pasta "Programas", do link na postagem anterior (sem ele o jogo não funcionará direito). Depois basta executar o arquivo contido no link acima (após descompactá-lo, claro) e começar a jogar.
Como mencionei antes, o jogo segue fielmente toda a história das 40 edições principais da história, com todos os lugares apresentados e todas as falas. E algumas coisinhas a mais também. São três grupos diferentes que são controlados durante a história.
Tem o grupo principal (formado por Lisandra, Sandro, Niele e Tork), onde cada personagem participa de acordo com a história em quadrinhos; o grupo "do passado" (Vladislav, Leon, Lenora e Luigi), controlados nos momentos de flashback; e um formado apenas pelo Paladino, que participa de 4 batalhas durante o jogo.
A quantidade de itens não é tão grande quanto outros jogos que tive a oportunidade de jogar (mais por causa da fidelidade que resolvi adotar no jogo em relação aos quadrinhos), mas são suficientes.
No jogo não existem lojas de armas e armaduras justamente porque não há troca constante de equipamentos na história original. As armas e armaduras são equipadas automaticamente quando chega o momento certo.
Quanto as batalhas, todas as batalhas e inimigos dos quadrinhos estão no jogo (incluíndo o Paladino Extremo que viram no vídeo do Youtube). E alguns mais também, pra completar os encontros aleatórios.
Vídeo do Youtube - http://www.youtube.com/watch?v=D8Z9zWyj2qs&feature=g-upl
Só dou três dicas durante o jogo:
1) Na primeira batalha da Niele, ABUSE da Bola de Fogo (e use itens, se tiver)
2) Quando Tork entrar no grupo, treine ele até o nível 12 ou 13 (vai ser útil mais tarde no jogo)
3) Treine sempre que puder (embora o jogo seja mediano em dificuldade, treinar nunca é demais)
Bom, com isso me dispeço de vocês por hoje. Depois eu volto com mais dicas de criação de jogos, ou comentários sobre coisas relacionadas com RPG. Até mais o/
PS: Ah, só uma coisinha, esqueci que o RTPmu não instala a fonte usada no jogo (valeu Daniel por esse detalhe ^^). Abaixo segue o link da fonte.
http://www.mediafire.com/?jxzm1bc5zddazb6
Blog dedicado ao RPG Maker 2003. Nele postarei explicações e aulas sobre criação de jogos usando o programa.
15/11/2012
06/11/2012
Como começar a criar um bom RPG
Olá a todos os que lêem esse blog ^^
Bom, primeiro de tudo, para se criar um bom RPG vocês precisam de ferramentas. Baixem a pasta no link abaixo, que ela contem os programas RPG Maker 2000 e 2003, bem como recursos básicos para iniciar projetos.
http://www.mediafire.com/?473df4vaq84sioz
Depois vocês precisam, antes de sequer mexerem no programa, de uma história. Que tipo de aventura gostariam de criar? Um RPG clássico, medieval e cheio de cidades e locais pra explorar? Um RPG futurista em um mundo pós apocalíptico? Um RPG de terror com muito mistério e monstros que aparecem de surpresa? Um RPG situado no mundo real, onde elementos comuns (ladrões, animais normais e outras coisas) são os inimigos? As possibilidades são infinitas.
Lembre-se sempre de deixar quaisquer ideias anotadas em um caderno (não recomendo escrever no computador, pois caso aconteça algum imprevisto - quedas de energia, perda de arquivos - todo o trabalho poderá ficar danificado ou mesmo ser perdido.
Com a ideia do jogo em mente, a segunda coisa que precisará fazer é definir os heróis e vilões da história. Não é por ser um roteirista meio chato e perfeccionista (e eu SOU isso sim ^^), mas recomendo definir com exatidão a personalidade e boa parte da história dos protagonistas (isso vai, não só ajudar a planejar melhor o jogo, como também deixará a história muito melhor).
Como o RPG Maker só comporta 4 personagens na tela de batalha, esse pode ser o número padrão de heróis (embora possam ser usados mais de 4 ou mesmo 1 único herói). Caso decida por 4, tente deixar tudo bem dividido (2 homens e 2 mulheres), ou pelo menos 1 personagem de gênero oposto a maioria. Evite todos os personagens do mesmo gênero (a não ser que tenha uma BOA explicação pra isso).
Quanto aos vilões, comece com o lider absoluto. Defina seus objetivos (com clareza e detalhismo). Depois decida se ele tem seguidores, generais fortes que o seguem (geralmente pode-se dar a um vilão de 1 a 5 generais, mas nada o impede de aumentar esse número), e esclareça os motivos que os fizeram seguir o vilão. Uma ideia interessante, e pouco usada, é a de um "vilão" que na verdade é outro heróis, com objetivos tão justos quanto os mocinhos, mas que usa de métodos considerados errados para alcançá-los (quem jogou Tales of Phantasia sabe do que estou falando).
Depois de decidir os protagonistas, escolha os tipos de monstros que aparecerão na história como encontros aleatórios. Caso seja uma história futurista, prefira mais robôs e monstros cibernéticos. Caso seja medieval, prefira criaturas fantásticas. Claro, essa escolha serve como base, pois a escolha final será feita apenas quando concluir os mapas dos locais (falo disso em outro post).
Bom, acho que isso é o básico do básico por hoje. Depois eu entro em mais detalhes sobre criação de RPGs e sobre os programas.
Só mais uma coisinha. Os dois programas na pasta do link são muito parecidos entre si, mas tem algumas diferenças. Enquanto o RPG Maker 2000 é todo em inglês, o 2003 é em português. Também diferem nas batalhas: O 2000 tem batalhas onde os heróis NÃO aparecem na tela, e os inimigos olham pra frente (como o Dragon Quest) ; já no 2003, os heróis aparecem na tela e os inimigos olham pra eles (igual ao Final Fantasy). Eu particularmente prefiro o 2003 por esse motivo, mas uso o 2000 quando traduzo jogos feitos nele (e que me agradaram muito).
Bom, por hoje é só. Ainda este mês pretendo disponibilizar o jogo que fiz sobre Holy Avenger. Fiquem atentos, pois acho que vão gostar (embora ele NÃO seja minha obra prima ^^ ).
Até mais. o/
Bom, primeiro de tudo, para se criar um bom RPG vocês precisam de ferramentas. Baixem a pasta no link abaixo, que ela contem os programas RPG Maker 2000 e 2003, bem como recursos básicos para iniciar projetos.
http://www.mediafire.com/?473df4vaq84sioz
Depois vocês precisam, antes de sequer mexerem no programa, de uma história. Que tipo de aventura gostariam de criar? Um RPG clássico, medieval e cheio de cidades e locais pra explorar? Um RPG futurista em um mundo pós apocalíptico? Um RPG de terror com muito mistério e monstros que aparecem de surpresa? Um RPG situado no mundo real, onde elementos comuns (ladrões, animais normais e outras coisas) são os inimigos? As possibilidades são infinitas.
Lembre-se sempre de deixar quaisquer ideias anotadas em um caderno (não recomendo escrever no computador, pois caso aconteça algum imprevisto - quedas de energia, perda de arquivos - todo o trabalho poderá ficar danificado ou mesmo ser perdido.
Com a ideia do jogo em mente, a segunda coisa que precisará fazer é definir os heróis e vilões da história. Não é por ser um roteirista meio chato e perfeccionista (e eu SOU isso sim ^^), mas recomendo definir com exatidão a personalidade e boa parte da história dos protagonistas (isso vai, não só ajudar a planejar melhor o jogo, como também deixará a história muito melhor).
Como o RPG Maker só comporta 4 personagens na tela de batalha, esse pode ser o número padrão de heróis (embora possam ser usados mais de 4 ou mesmo 1 único herói). Caso decida por 4, tente deixar tudo bem dividido (2 homens e 2 mulheres), ou pelo menos 1 personagem de gênero oposto a maioria. Evite todos os personagens do mesmo gênero (a não ser que tenha uma BOA explicação pra isso).
Quanto aos vilões, comece com o lider absoluto. Defina seus objetivos (com clareza e detalhismo). Depois decida se ele tem seguidores, generais fortes que o seguem (geralmente pode-se dar a um vilão de 1 a 5 generais, mas nada o impede de aumentar esse número), e esclareça os motivos que os fizeram seguir o vilão. Uma ideia interessante, e pouco usada, é a de um "vilão" que na verdade é outro heróis, com objetivos tão justos quanto os mocinhos, mas que usa de métodos considerados errados para alcançá-los (quem jogou Tales of Phantasia sabe do que estou falando).
Depois de decidir os protagonistas, escolha os tipos de monstros que aparecerão na história como encontros aleatórios. Caso seja uma história futurista, prefira mais robôs e monstros cibernéticos. Caso seja medieval, prefira criaturas fantásticas. Claro, essa escolha serve como base, pois a escolha final será feita apenas quando concluir os mapas dos locais (falo disso em outro post).
Bom, acho que isso é o básico do básico por hoje. Depois eu entro em mais detalhes sobre criação de RPGs e sobre os programas.
Só mais uma coisinha. Os dois programas na pasta do link são muito parecidos entre si, mas tem algumas diferenças. Enquanto o RPG Maker 2000 é todo em inglês, o 2003 é em português. Também diferem nas batalhas: O 2000 tem batalhas onde os heróis NÃO aparecem na tela, e os inimigos olham pra frente (como o Dragon Quest) ; já no 2003, os heróis aparecem na tela e os inimigos olham pra eles (igual ao Final Fantasy). Eu particularmente prefiro o 2003 por esse motivo, mas uso o 2000 quando traduzo jogos feitos nele (e que me agradaram muito).
Bom, por hoje é só. Ainda este mês pretendo disponibilizar o jogo que fiz sobre Holy Avenger. Fiquem atentos, pois acho que vão gostar (embora ele NÃO seja minha obra prima ^^ ).
Até mais. o/
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