08/08/2015

Aula 26 - Mini Games Parte 2

   Olá, fãs de RPGs e coisas legais. Venho aqui hoje com mais algumas aulas sobre RPG Maker 2003. Vou apresentar mais um mini game que vocês podem incluir em seus jogos para deixá-los mais divertidos. Espero que gostem :)

-Pegue o Item e Volte-

   Vi esse mini game em um jogo antigo chamado Pedras do Destino, e resolvi incluí-lo aos 4 mini games que ensinarei aqui no blog. A mecânica dele é bem simples: após pagar uma quantia você tem que atravessar um campo, desviar de pedras rolantes, pegar um item em um dos dois baús do outro lado, e voltar até a entrada do campo para ganhar sua recompensa. Na prática, esse mini game é bem mais simples de ser feito do que o da postagem anterior.

   Primeiro, crie um mapa mais ou menos como o da figura abaixo (ele é um mapa 20x20, que usa o chipset Fora):


   Agora crie um NPC do lado da cerca ('Apertar Tecla', 'Mesmo Nível do Herói'), e coloque uma frase simples nele, explicando como funciona o jogo.

   Em seguida, vamos criar os baús. Em Pedras do Destino haviam 2 baús do outro lado do campo, ambos contendo o mesmo item - e caso você abrisse um deles, ao abrir o outro uma mensagem surgia dizendo que só era preciso levar um item.

   Crie o item no Database caso queira (vou usar um Elixir padrão mesmo). Depois crie um evento com o gráfico do baú ('Apertar Tecla', 'Mesmo Nível do Herói'). Em eventos, crie uma condição com exceção (marque a opção Item na segunda aba, escolha o item criado, e deixe como Usado). Abaixo escreva a frase "Só precisa levar um item.". Na exceção, escreva uma frase "Você pegou o item", e use a opção "Adicionar Item" para incluir o item ao inventário do personagem. Crie os dois baús assim (não precisa se preocupar em criar outra página para o baú aberto). A tela ficará assim:


   Agora vem as pedras rolantes. Elas devem circular o campo horizontalmente em um ciclo de ida e volta, além de fazer o personagem pular um tile na posição oposta onde estiver virado caso seja atingido. Para isso, crie um evento com o gráfico da pedra (tem 2 no charaset object2 que vem no RTP), e deixe como 'Ao Tocar (Evento, Herói)' e 'Mesmo Nível do Herói'. Em Selecionar Gráfico, escolha 'Girando', e em Velocidade de Movimento escolha '4: Velocidade Normal'. Em Tipo de Movimento (abaixo do gráfico), escolha 'Ciclo Esquerda-Direita' e deixe na Frequência 8.

   Em eventos, primeiro use a opção 'Reproduzir Efeitos Sonoros' e escolha um som de batida. Depois use a opção 'Flash em Personagem' , coloque como alvo o personagem e deixe como Red 31, Green e Blue 0, e Magnitude 31. Deixe também Tempo entre flash com valor 10, e desmarque a opção 'Esperar o fim do Flash'. Por fim, use a opção 'Movimento de Personagem' (Object - Herói) e escolha as seguintes opções: Iniciar Pulo, Girar 180 graus, Passo à Frente, e Terminar Pulo. Clique em OK. Se quiser fazer o personagem perder Hp, basta usar a opção 'Mudar HP' e fazer as mudanças que desejar. A tela ficará assim:


   Agora só falta a parte de entrada e saída do campo de jogo. Na entrada, crie um evento sem gráfico ('Ao Toque do Herói', 'Abaixo do Herói'). Crie uma condição com exceção (marque a opção Dinheiro, coloque o valor e deixe como Maior). Na exceção, escreva uma frase como "Você não tem dinheiro suficiente pra jogar" e use a opção 'Movimento de Personagem' (Object - Herói) e escolha Passo Abaixo. Na parte normal da condição, coloque uma frase dizendo quanto custa para jogar e perguntando se deseja jogar. Depois use a opção 'Mostrar Escolhas' com duas respostas (SIM e NÃO). No caso do NÃO, basta fazer o personagem dar um passo para baixo. No caso do SIM, reduza o dinheiro ('Mudar Quantia em Dinheiro'), mova o personagem para CIMA, e crie um switch chamado Pagou (deixe ON). A tela deverá ficar assim:


   Agora crie uma nova página nesse evento ('Ao Toque do Herói', 'Abaixo do Herói') e marque switch colocando o que foi criado antes. Nessa página, crie uma condição com exceção (marque a opção Item na segunda aba, selecione o item que colocou nos baús, e escolha Usado). Na exceção, basta fazer o personagem dar um passo para cima. Na parte normal da condição, use a opção 'Adicionar Item' para REMOVER o item que pegou nos baús do inventário, depois escreva uma mensagem do tipo "Parabéns! Você ganhou um prêmio!", coloque algum efeito sonoro se preferir, e acrescente o prêmio (dinheiro ou um item). Para terminar, mova o personagem para BAIXO (para fora do campo de jogo) e deixe o switch Pagou como OFF. A tela deverá ficar assim:


   E a tela do editor do jogo ficará assim:


   Agora o que resta é testarem o mini game e verem se ele funciona direito. Qualquer dúvida, podem escrever e tentarei esclarecer. Até a próxima o/

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